Odontopediatria

Barini Kids

Você que é pai ou mãe de um bebê, uma criança ou um adolescente e está em busca de um tratamento de excelência e diferenciado para o(s) seu(s) filho(s), precisa conhecer o trabalho de odontopediatria da Barini Ortodontia.

Para isso, preparamos um conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é odontopediatria?

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal infantil. Sua missão vai além de tratar dos problemas dos dentes de leite (decíduos), pois também visa a prevenção de doenças bucais através de medidas educativas.

O odontopediatra ensina o pequeno paciente (e os pais) a maneira de fazer uma correta higiene bucal, como escovar os dentes das crianças e a passar o fio dental corretamente. Um estudo feito pelo cirurgião-dentista Dr. Michael G. Rehme demonstrou que usar o fio dental corretamente, aumenta sua expectativa de vida. Esse aprendizado será levado por toda a vida.

E vamos além: uma pesquisa publicada pelo Jornal de Obesidade Infantil (Journal of Childhood Obesity) demonstrou que alterações do microbioma oral são associadas à obesidade na menarca (quando a menina menstrua pela primeira vez), possivelmente baseadas em processos inflamatórios causados por bactérias. Ou seja, é cada vez mais certo que cuidar da saúde oral desde bem cedo, traz vários benefícios a pessoas de todas as idades.

Confira, agora, a área de atendimento da odontopediatria e os tratamentos oferecidos pela Barini Ortodontia, que tem um espaço voltado para as crianças, a Barini Kids.

Qual é a área de atendimento do odontopediatra?

Quando as pessoas pensam no odontopediatra, logo imaginam o dentista que cuida dos dentes das crianças. Mas esse profissional vai além disso. Assim como o pediatra é o médico que atende desde os bebês até os adolescentes, o odontopediatra cuida da saúde bucal desse público, e ainda dos bebês que ainda nem nasceram. Isso mesmo, eles fazem o chamado pré-natal odontológico, algo fundamental durante a gestação e nos recém-nascidos.

Na odontopediatria são realizados os mesmos métodos de diagnóstico e tratamentos disponíveis para os adultos, como exames de imagem, incluindo o tradicional Raio-X, aplicação de selantes dentais e flúor, além de vários tipos de tratamentos ortodônticos.

Qual a importância de um odontopediatra qualificado?

Você já deve ter ouvido alguém falar que “um dente mal tratado pode causar problemas e retratamentos por muito tempo”. E essa informação é verdadeira, ainda que menos comum em crianças, já que seus dentes serão substituídos.

Porém, no local onde está um dente de leite, existe a gengiva, os dentes ao lado e, profundamente toda uma estrutura óssea que, futuramente, abrigará o dente permanente. Preservar os dentes de leite é muito importante, pois eles possuem importantes funções, tais como:

• na manutenção do espaço para os dentes permanentes — para que não haja redução do arco dentário nem a disfunção articular da mandíbula;
  • no desenvolvimento dos ossos da face;
  • na mastigação dos alimentos;
  • no desenvolvimento da fala.

E cuidar de tudo isso e usar de medidas preventivas para não causar problemas em dentes e gengivas saudáveis e tão jovens como as das crianças, certamente, ajudará em sua saúde bucal por toda a vida.

Cabe lembrar que os dentes infantis têm funções muito importantes, como a mastigatória, além disso, desempenha um importante papel na fala.

Por tudo isso, é fundamental que as crianças sejam acompanhadas por um odontopediatra especializado. Aqui na Barini Ortodontia, o espaço dedicado às crianças é a Barini Kids, onde elas são atendidas pela Dra. Aline Peres de Mendonça. Graduada em odontologia há mais de 11 anos, a “tia Aline” já nasceu com vocação a profissão, pois desde pequena dizia que queria ser dentista.

A odontopediatra também é capacitada para atender crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais e, se for necessário, realizar os procedimentos sob sedação de óxido nitroso e com anestesia geral — sempre com exames prévios e total conhecimento dos pais.

Quais são os tratamentos e odontopediatria realizados na Barini Ortodontia?

Como já mencionamos, na Barini Kids tratamos com muita responsabilidade e carinho a saúde bucal do(s) seu(s) filho(s). Realizamos diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas dos dentes dos bebês, crianças e adolescentes até 16 anos. Também realizamos o pré-natal de gestantes.

Na Barini Kids o seu filho cuida do sorriso brincando, já que a visita a Odontopediatra é cheia de diversão.

Cuidados com os primeiros dentes dos bebês

Quando o primeiro dentinho irrompe na boca do bebê, seu esmalte se adere rapidamente à placa bacteriana — formada pela união de bactérias e ácido lático produzido por elas —, causando desmineralização no dente, que fica mais suscetível à ação da cárie. A inflamação causada pela erupção do dente, facilita a aderência das bactérias.

Por isso, os pais devem levar o bebê ao odontopediatra assim que o primeiro dente nasce para receber dicas de como realizar a higienização oral com mais facilidade. A dor e a coceira causada pelo nascimento dos dentinhos também pode ser aliviada com as orientações do profissional.

Os tratamentos oferecidos na Barini Kids são:

• Pré-natal odontológico;
  • Odontologia preventiva: ou seja, profilaxia (limpeza e avaliação da presença de cáries e de outros problemas bucais);
  • Odontologia interceptiva: colocação de Mantenedores de espaço (quando a criança extrai ou perde os dentes de leite precocemente, por exemplo);
  • Laserterapia (para úlceras traumáticas, herpes, doença pé mão boca, trauma, estomatite);
  • Disjuntor de maxila (tratamento de mordida cruzada e da falta de espaço para a erupção do dente permanente);
  • Ulectomia (cirurgia realizada quando o dente da criança não nasce naturalmente);
  • Endodontia do dente decíduo (tratamento de canal nos dentes de leite);
  • Exodontia (exodontias simples — dentinhos de leite em fase final de reabsorção, próximo ao período de troca — e exodontias mais complexas, como dentes fraturados em decorrência de trauma; dentes anquilosados e extrações seriadas para tratamento ortodôntico).
  • Grade lingual (criança com sucção digital e com interposição de língua);
  • Frenectomia lingual e labial;
  • Tratamentos restauradores;
  • Trauma dentário (emergência);
  • Aplicação de flúor, verniz e selante;
  • Bruxismo (ranger dos dentes a noite e apertamento noturno e durante o dia);
  • Entre outros métodos inovadores em odontopediatria que surgirem ou forem necessários.

Com todas essas informações, vem a certeza de que seu filho será muito bem atendido na Barini Kids.

Se ainda restaram ou surgirem dúvidas, não hesite em nos contactar:

Agende uma avaliação para o seu filho agora mesmo!