fbpx

Invisalign

tratamento Invisalign -

Afinal, o que é Invisalign? Funciona mesmo? São tantas as dúvidas… Mas é assim mesmo que acontece. Ou seja, todo equipamento revolucionário vem acompanhado de vários questionamentos. Responderemos a todas as suas questões. Acompanhe!

O que é Invisalign?

Invisalign é um aparelho ortodôntico totalmente transparente que tem como objetivo o alinhamento efetivo dos dentes. Isso acontece graças ao reposicionamento dos dentes para alcançar o sorriso perfeito e com o máximo de conforto.

Trata-se de um conjunto de alinhadores sequenciais removíveis, que são feitos sob medida para cada etapa do tratamento.

Apesar de estar em evidência, à ideia de um alinhador removível não é nova. Foi proposta inicialmente por Kesling, em 1945, sob a forma de posicionadores de borracha confeccionados a partir de modelos de gesso das arcadas dos pacientes.

Entretanto, o grande avanço nesse sistema ocorreu em 1997, quando a empresa Align Technology lançou o sistema Invisalign.

Como o Invisalign funciona?

Para a confecção do aparelho Invisalign, são feitos alguns exames de imagens e exame clínico que vão auxiliar no desenvolvimento do plano de tratamento.

Na sequência os alinhadores são criados por computador e personalizados tendo em mente o conforto. O material Smarttrack foi projetado especialmente para o sistema Invisalign, de modo a garantir um ótimo ajuste.

A troca dos alinhadores no decorrer das semanas é eficiente.

O sistema usa uma abordagem totalmente inovadora para alinhar os dentes. Para isso, são usados uma série de alinhadores removíveis feitos sob medidas, com exclusiva tecnologia que move gradualmente os dentes para a posição ideal para cada paciente.

Isso porque, a linha gengival das pessoas é diferente, por isso, cada um dos alinhadores é cortado individualmente, resultando em um aparelho com aparência e conforto superiores a outros tipos de alinhadores.

O ajuste fino de todos os deslocamentos de cada dente com o uso de um software específico foi desenvolvido a partir da alimentação de dados de 6 milhões de sorrisos. Com isso em mente é possível pensar que é feito um mapa detalhado para garantir o seu novo sorriso.

O aparelho Invisalign é sim muito eficiente, e sua eficácia pode ser comparada ao do aparelho ortodôntico tradicional.

É importante lembrar que, da mesma maneira que o aparelho fixo, o sucesso final do tratamento depende não só da capacidade do ortodontista em planejar e conduzir bem o caso, mas também da cooperação do paciente seguindo adequadamente as instruções fornecidas pelo ortodontista.

Quais problemas ortodônticos o Invisalign trata?

O Invisalign pode tratar desde casos leves, até os mais complexos — trazendo benefícios não apenas estéticos, mas também funcionais para o paciente. São eles:

Dentes apinhados

Ocorre quando falta espaço na arcada dentária para que todos os dentes se encaixem no lugar correto.

Dentes muito espaçados

O espaçamento excessivo entre os dentes ocorre quando existe um espaço extra dentro da arcada dentária.

Mordida cruzada

Ocorre quando a parte superior e a inferior dos maxilares estão desalinhadas.

Sobremordida

Acontece quando a mordida dos dentes superiores se sobrepõe aos dentes de inferiores, ficando literalmente por cima dos dentes “de baixo”;

Prognatismo

Se dá quando os dentes inferiores projetam-se na frente dos dentes superiores, ou seja, o contrário da sobremordida.

Quais são as vantagens?

Estética

O aparelho é transparente e praticamente imperceptível, o que favorece uma estética harmoniosa.

Conforto

Permite ao paciente o uso dos alinhadores sem ter que se preocupar com o aparelho que poderia ferir a sua boca, preservando a sua saúde bucal. Isso porque, a ausência dos bráquetes (as pecinhas que são coladas nos dentes) diminui as chances de irritações na gengiva ou no interior da boca.

Além disso, os alinhadores são removíveis, dando total liberdade para o paciente mastigar e beber o que quiser. E possibilitam a perfeita escovação dos dentes e uso de fio dental regularmente.

Mas o máximo de conforto se dá mesmo porque o Invisalign se adapta precisamente aos seus dentes. A força que ele aplica nos dentes é constante e suave.

Controle

Facilita as movimentações dos dentes, para alcançar aquele sorriso que você espera ver ao olhar no espelho e que todos apreciem.

Gengiva mais saudável

Quando os dentes estão alinhados corretamente, favorecem uma melhor adaptação da gengiva ao redor do aparelho, podendo proporcionar uma melhor saúde periodontal.

Facilidade para conversar

Os pacientes não costumam ter problemas para conversar durante o uso o Invisalign, exceto após a instalação dos primeiros alinhadores, que é o período de adaptação.

Previsibilidade

O dentista irá criar um plano de tratamento 3D personalizado que possibilitará “visualizar” a posição final dos dentes e também estimar a provável duração do tratamento.

Facilidade na higienização

Por ser removível, não há problemas na alimentação e na higienização dos dentes e da boca, já que o aparelho invisível pode ser retirado para o paciente escovar os dentes e passar fio dental, além de limpar o próprio aparelho.

A limpeza correta do Invisalign

  1. Retire o aparelho dos dentes, removendo-o completamente da boca segundo orientação do dentista.
  2. Escove-o com pasta de dente e uma escova de cerdas macias.
  3. Enxágue-o e recoloque-o nos dentes após sua escovação normal.

Sobre o tratamento com Invisalign na Barini Ortodontia

E fique tranquilo, pois a  Barini Ortodontia é certificada para realizar o tratamento com Invisalign. O Dr. Pedro Barini está à frente da clínica que leva seu nome e possui muita experiência no tratamento ortodôntico com Invisalign.

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o aparelho Invisalign e que agora tenha a certeza de que este tratamento revolucionário, funciona mesmo. Antes de encerrar, salientamos que para que o tratamento tenha seus resultados potencializados, é indicado que o alinhador seja usado ao menos 22 horas/dia. Deve ser removido durante as refeições e recolocado após a higiene bucal e do aparelho.

Processo do tratamento

Assista o vídeo e saiba mais sobre o processo do tratamento com o Invialign.

Quer saber mais? Marque a sua avaliação na Barini Ortodontia e tire todas as suas dúvidas pessoalmente. Clique no botão ao lado ou ligue: (62) 3281-5396

Open chat
Agende Sua Consulta
Powered by