fbpx

SORRIA SEM MEDO, SORRISO GENGIVAL TEM TRATAMENTO!

Sorriso gengival

O sorriso é uma das primeiras características físicas que mais chamam a atenção, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Em um mundo cada vez mais tecnológico: em que vivemos conectados por redes sociais, as famosas selfies exibem belos sorrisos.

Porém, quando olhamos no espelho é possível nos deparamos com algo que incomoda, causando certa vergonha e desconforto. Assim, algumas vezes, o ato de sorrir deixa de ser espontâneo e passa a ser tímido e retraído.

Alguma vez, você já notou que ao sorrir sua gengiva fica mais evidência do que deveria, sua aparência fica desproporcional em relação aos dentes e lábios?

Você sabia que para poder sorrir com confiança, sem constrangimento pela aparência estética, precisamos cuidar não apenas dos dentes? A gengiva pode afetar diretamente na composição de um sorriso perfeito.

O sorriso gengival, por exemplo é um dos motivos de incômodo. Ele é aquele sorriso composto por excesso de gengiva, que dá a impressão de que os dentes são menores. É como se não houvesse um equilíbrio entre o tamanho dos dentes em relação a gengiva e os lábios.

Nas próximas linhas falaremos mais sobre o sorriso gengival, ele faz parte de doenças bucais relacionadas a área da Periodontia e quais os tipos de tratamento.

O que ocasiona o sorriso gengival?

Existem algumas possibilidades que podemos citar como causas do sorriso gengival:

  • problemas musculares (relacionado ao músculo responsável por levantar o lábio superior e o que reprime o lábio inferior);
  • problemas ligados aos ossos ou na própria gengiva;
  • distúrbios hormonais.

Lembrando que podem existir outros fatores que influenciam no crescimento da gengiva. Pessoas que fazem uso do aparelho ortodôntico podem desenvolver doenças periodontais, ou quem faz uso de medicamentos que inibem a produção de cálcio.

Como tratar o sorriso gengival?

Antes de falarmos sobre o tratamento, é importante ressaltar que somente um profissional especializado pode avaliar cada caso, e após esta avaliação será indicado o melhor tratamento.

Para quem busca tratamento sorriso gengival em Goiânia , clique aqui Tratamento Periodontia e conheça os demais cuidados na área Periodontal.

Tipos de tratamentos:

  • Plásticas Gengivais: a gengivoplastia como é chamada, é realizada para devolver o aspecto harmônico do sorriso, ela visa melhorar o contorno dos dentes, removendo a gengiva em excesso;
  • Gengivectomia: indicada em casos de hipertrofia gengival (o epitélio – camada superior da membrana mucosa- engrossa de forma irregular). Esta cirurgia periodontal envolve tanto a remoção de uma camada da gengiva, quanto pode estar relacionada a estrutura óssea também;
  • Cirurgia Ortognática: considerado um procedimento mais invasivo, que exige um pós-operatório mais cuidadoso, está relacionado ao reposicionamento os maxilares e um melhor encaixe em relação a mordida;
  • Botox: a aplicação dura aproximadamente 6 meses, neste caso a aplicação da toxina botulínica tipo A, reage diretamente na contração muscular, deixando a gengiva menos evidente, lembrando que devido ao tempo de duração podemos afirmar que esta é uma solução que age de forma paliativa;
  • Cirurgia de reposicionamento labial: o foco desta cirurgia é retirar uma parte da mucosa que fica localizada acima da gengiva, deixando esta mucosa interna dos lábios superiores o resultado será uma mais aproximação entre a gengiva e os dentes, sua aparência estética demonstra também menor exibição da gengiva em relação ao sorriso;
  • Tratamento Ortodôntico: agindo na intervenção de dentes erupcionados, corrigindo sua posição e eliminando a exposição excessiva da gengiva;

Dependendo do tipo de tratamento, especificamente no caso das intervenções cirúrgicas com abordagem voltada para o maxilar, pode ser necessário um auxilio do cirurgião crânio-maxilo-facial (médicos de área de cirurgia plástica de cabeça e pescoço).

Todos os tratamentos devem ser realizados pelo especialista em Periodontia (área que cuida das estruturas que sustentam os dentes).

Quem pode passar pelo tratamento?

Quando falamos em cuidar do sorriso gengival, pode haver algum questionamento relacionado a contraindicação. Será que todas as pessoas que possuem este tipo de sorriso, podem passar por tratamento?

O primeiro fator relevante é a primeira visita ao dentista, após a avaliação ele conseguirá diagnosticar se o sorriso é possível de melhora estética. Levando sempre em consideração se quem está buscando o tratamento apresenta uma boa saúde.

É imprescindível procurar um profissional de confiança e conversar de forma clara, especificando suas expectativas em relação ao tratamento. Isto é, dizer o que realmente está incomodando; e qual sua disposição em se submeter aos cuidados que serão determinados, seja antes ou depois dos procedimentos.

Quando começa a aparecer os resultados?

Como vimos anteriormente, existem diversas formas de correção para o sorriso gengival: que variam desde aplicação do botox, aparelhos ortodônticos até cirurgias plásticas. Portanto, o tempo de recuperação e o resultado mais evidente também apresenta variações.

Recomenda-se evitar a mastigação excessiva, na primeira semana após o tratamento, assim como alimentos quentes. Em alguns casos específicos, como cirurgias que envolvem a parte óssea, o paciente pode apresentar inchaço e seu pós-operatório envolve um pouco mais tempo.

Entretanto, os benefícios de cuidar do sorriso gengival valem muito a pena. Pois eles devolvem ao paciente sua autoestima e um sorriso com confiança. Além disso, resgata o sentimento de satisfação com sua imagem seja diante do espelho, ou até mesmo no ambiente profissional.

Agende o quanto antes uma avaliação e perceba que nunca é tarde para deixar seu sorriso mais bonito e poderoso.

 

Dra. Caroline Machado
Dra. Caroline Machado
Periodontia
CRO-GO 6376

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta