fbpx

Separador de Dente – O que é, quais os benefícios e como funciona

Você sabe o que é um separador de dente?

Não é novidade que o alinhamento entre os dentes é muito desejado por aqueles que desejam ter um sorriso perfeito. Entretanto, é muito comum encontrar pessoas sofrendo por terem dentes muito juntos, é o seu caso?

Caso seja, não se preocupe!

Existem várias formas de se resolver este problema, hoje iremos dar ênfase para um dos melhores métodos, o uso do separador de dente. O separador dental é um aparelho que acaba gerando muitas dúvidas por quem procura, por isso, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um Separador de Dente?

O separador dental é um ‘mecanismo’ que tem como objetivo aumentar a distância de um dentre e outro. Mesmo sendo aparentemente algo que não está muito presente em nosso dia a dia, conhecemos mais o separador dental do que imaginamos, ou você nunca viu aqueles elásticos entre os dentes?

Geralmente, o separador é muito visto como um elástico ou borracha que os ortodontistas acabam instalando entre os dentes do paciente. Se por acaso você nunca tenha visto um, vamos deixar uma imagem para você conseguir desmistificar:

Com essa imagem conseguimos ver com clareza que o separador dental é um simples mecanismo, e não algo muito complicado ou invasivo, como muitos acabam imaginando. Porém, você sabe como os separadores dentais funcionam?

Como Funciona?

Como citamos anteriormente, o separador dental tem como objetivo aumentar a distância entre os dentes. O aparelho é composto por uma borracha e fios dentais.

A sua alocação é feita de um modo muito simples, mas claro, é de suma importância que seja feita por um ortodontista. Com isso, o profissional aloca a borracha entre os dentes e faz uma espécie de amarração com fios dentais, os fios conectados com a borracha fazem uma pressão, e essa pressão acaba fazendo com que os dentes se movimentem.

Entretanto, quando conhecemos o processo, geralmente acabamos ficando com uma grande dúvida: “O separador dental dói ou incomoda?”

“O Separador Dental Dói ou Incomoda?”

Com toda certeza esse é um dos pontos que mais acabam gerando dúvidas e receios na hora de utilizar um aparelho dental…

Em si, utilizar o separador de dente não lhe fará sentir dor. Porém, é normal que você sinta uma pequena pressão ou desconforto de início, mas nada que lhe incomodará em demasia…

De modo geral, você não precisa se preocupar com isso. Os benefícios que o tratamento irá lhe trazer compensarão qualquer desconforto ou pressão que você poderá sofrer… Sendo assim, vamos conhecer os benefícios na utilização do separador dental?!

Benefícios na Utilização:

 Autoestima:

Como já citamos antes, o separador de dente é um aparelho que deixará os seus dentes mais alinhados e organizados, e isso sem sombra de dúvidas afetará diretamente na sua autoestima…

A autoestima é sempre um ponto muito beneficiado com a utilização do separador, assim como tudo que fará bem a nossa estética. O sorriso é sempre um dos pontos mais observados e mais marcantes em uma pessoa, por isso, ter um sorriso bonito e harmonioso é algo que fará uma grande diferença na nossa vida.

Saúde Dental:

Além dos pontos relacionados a estética, às vezes a desorganização dental acaba nos prejudicando na hora de limpar e cuidar dos nossos dentes. Então, no momento que o excesso de proximidade dental prejudica a sua escovação e limpeza, pode ser um grande sinal que está na hora de recorrer ao ortodontista. 

Quem pode utilizar?

O separador de dente ou separador dental poderá ser uma boa opção para aquelas pessoas que possuem os dentes muito juntos, ou em casos que um dente está começando a se sobrepor em relação ao outro.

Nem sempre o separador será viável para todos, por isso, é essencial que você busque orientação profissional.

Um outro ponto muito importante:

Nem sempre a falta de distância entre os dentes necessitará de um aparelho ou mecanismo dental. Isso ocorre geralmente em crianças e jovens, que ainda estão em fase de uma formação natural dos seus dentes, e isso pode acarretar em um desalinhamento ou desorganização temporária.

Quantos dias são necessários para separar os dentes?

Após o ortodontista indicar a necessidade de utilizar o separador de dentes, é possível que a sua próxima dúvida seja relacionada aos dias que você precisará ficar com o aparelho…

Essa questão é um pouco complicado, afinal, nem todo mundo tem a mesma organização dental. Porém, geralmente o tempo médio irá variar de 7 a 8 dias.

Quais Cuidados Devemos tomar na hora de Escovar os Dentes com o Separador Dental:

Caso você já usa um separador dental ou vai utilizar e está com receio na hora da escovação, não se preocupe! Em geral, o mais importante é você escovar com calma e tomar muito cuidado para as cerdas da sua escova não se enrolarem com os fios dentais conectados na borracha.

Uma boa dica é seguir estas 3 orientações:

  • Tome muito cuidado na hora da escovação, sempre passando com muita calma nos dentes que estão com a borracha.
  • Evite passar fio dental nos dentes que estão no processo de afastamento.
  • Nunca tentar mover ou mexer nas borrachas.

Recomendações para aqueles que já utilizam o separador:

É de suma importância que você respeite e tenha consciência dos cuidados. Caso esteja sentindo uma pressão ou desconforto, saiba que é algo normal e momentâneo. Afinal, geralmente você só precisará passar por este momento ‘doloroso’ em um período de uma semana. Então, se acalme e entenda que os benefícios compensarão os esforços.

Recomendações para aqueles que acreditam necessitar do aparelho:

É muito comum e acessível encontrar pessoas vendendo separadores dentais na internet, porém, por hipótese alguma recomendamos que você busque estas alternativas.

O separador dental é um aparelho que jamais deverá ser alocado sem a supervisão do ortodontista. Pois, caso seja posicionado de modo irregular, os danos poderão ser irreversíveis e com toda certeza piorarão o posicionamento dos seus dentes.

Sendo assim, faça tudo com muita calma, procure um ortodontista que possa avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado e que seja de grande valia para o seu entendimento em relação ao uso de separador dental.

Temos outros conteúdos muito interessantes, por isso, não esqueça de conferir! (Clique Aqui para Conferir)

Caso você ainda tenha alguma dúvida, comente! Será uma honra lhe ajudar.

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta