
Você sente que sua gengiva sangra com facilidade, seus dentes parecem mais sensíveis e com aspecto mais longos do que o normal? A borda da gengiva está com uma cor mais avermelhada? Se a resposta foi sim, para algum dos sintomas mencionados você pode estar sofrendo de recessão gengival.
Continue lendo este artigo e saiba mais sobre este assunto, incluindo onde é possível realizar o tratamento.
O que é Recessão Gengival?
A Recessão Gengival consiste na diminuição da gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas em um dente ou em vários ao mesmo tempo.
Quais as causas da Retração Gengival?
- Utilizar força excessiva no momento da escovação, uso de escova dental com cerdas mais duras, podem ocasionar um trauma. Algumas vezes esta ação resulta de imediato em sangramento e com o tempo pode ocorrer a recessão gengival.
- Gengivas finas: pacientes que apresentam gengivas finas apresentam mais predisposição a desenvolverem recessões.
- Desalinhamento dos dentes: dentes mal posicionados na arcada dentária;
- Bruxismo: o famoso ranger dos dentes, além de prejudicar a gengiva, precisa de tratamento o quanto antes;
- Apertamento dentário: hábito de apertar os dentes, (de modo geral, as pessoas que apertam os dentes nem sempre percebem que fazem isso com frequência, importante observar e se alguém próximo mencionar que você aperta os dentes repetidamente, procure um dentista);
- Falta de higiene bucal: ocasionando em acúmulo de tártaro e placa causando inflamação na gengiva;
- Fumar: além de todos os riscos à saúde, fumar prejudica a irrigação dos tecidos na gengiva;
- Tratamentos ortodônticos: movimentos que jogam os dentes mais para fora do osso podem causar recessões na gengiva.
Quais os sintomas?
- Podemos identificar que a gengiva fica nitidamente menor: mais retraída, consequentemente os dentes possuem um aspecto alongado, a borda gengival fica mais avermelhada.
- Sangramento espontâneo ou causado durante a escovação e uso do fio dental.
- Dor na gengiva, mau hálito ( em relação ao mau hálito, é importante ressaltar que muitas vezes, as pessoas acreditam que seja de origem estomacal, contudo ele pode estar diretamente ligado a alguma doença bucal, neste caso especificamente após realização de exames, o periodontista identifica que está relacionado aos danos sofridos na gengiva);
- Sensibilidade nos dentes: devido a perda da gengiva que protege o dente, a raiz do dente fica exposta e, consequentemente, a sensibilidade fica mais perceptível, quando a pessoa ingere alimentos mais frios ou bebidas geladas,
- Dentes podem apresentar mobilidade: os dentes ficam perceptivelmente mais moles;
Formas de prevenção da Recessão gengival:
Assim como muitas outras doenças bucais, trabalhar com a prevenção é sempre a melhor opção.
Prevenção consiste em: mudança de hábitos de higiene bucal, uma boa limpeza, uso de fio dental, avaliações periódicas com o seu periodontista, correta escovação, uso de placas que protegem os dentes, correções de dentes mal posicionados com tratamento ortodôntico.
O que a Recessão Gengival pode provocar caso não seja tratada?
A gengiva e o osso são responsáveis pela proteção dos dentes, caso ocorra progressão da recessão e não tratamento o dente pode começar a ficar com mobilidade até a perda dentária.
Sem falar da autoestima do paciente que fica comprometida devido ao aspecto de dente alongado ao sorrir.
Quais os tratamentos para a Recessão Gengival?
As recessões devem ser diagnosticadas sempre no início e para que isso aconteça é fundamental visitas periódicas ao periodontista.
Pacientes que usam escovas dentárias adequadas e com boa higiene bucal, apresentam gengivas mais saudáveis e com menos chance de desenvolverem recessões.
Existem várias causas que ocasionam em recessões e o tratamento está diretamente relacionado a causa. Ou seja, somente identificando e classificando o tipo de recessão gengival será possível desenvolver o tratamento adequado.
Enxertos
O tratamento cirúrgico para as recessões são os enxertos. Esse Procedimento consiste em remover pele de uma parte do corpo e transplantá-la em outra, neste caso na gengiva. Os enxertos são removidos do céu da boca e colocados nas regiões das recessões.
Observe como é notável a diferença e importância do tratamento correto, realizado pelo profissional periodontista.
O tratamento devolve ao paciente o sorriso mais bonito, diminuindo o aspecto que causava desconforto e baixa autoestima.
Para conhecer melhor sobre este tratamento, acesse Tratamento Periodontia, além da recessão gengival oferecemos outros cuidados na área Periodontal.
Diferentemente de outras doenças bucais, a Recessão Gengival pode não apresentar nenhum desconforto no primeiro momento. Assim, os sintomas iniciais podem apresentar-se de forma silenciosa e por isso alguns pacientes adiam a consulta com o dentista.
É importante ressaltar que até para aqueles que notam os sintomas mencionados como: gengiva menor, dor, sangramento espontâneo, dentes mais moles, ainda sim existe um tempo de demora entre o sintoma e a procura de tratamento especializado. Porém, como vimos anteriormente os sintomas evoluem de forma rápida e podem causar danos permanentes.
Mantendo consultas periódicas com o profissional periodontista, seja na realização da prevenção, ou seguindo o tratamento sua saúde bucal estará garantida por muito mais tempo.
Se estiver localizado na região de Goiânia pode conferir todos os cuidados desde a avaliação, prevenção e tratamento adequado voltado diretamente para doença periodontal, não deixe agendar uma visita e cuidar do seu sorriso da forma que você merece.
Dra. Caroline Machado
Periodontia
CRO-GO 6376