fbpx

QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Tratamento ortodôntico

Colocar aparelho nos dentes costuma trazer muitas emoções, positivas e negativas (será que vai doer, como escovarei os dentes, etc). Entretanto, poucos pensam em quanto tempo durará o tratamento ortodôntico. Essa parece ser a última preocupação, que, aliás, é compreensível, pois se trata do futuro e geralmente pensamos em tudo o que ocorrerá no início do tratamento.

Mas esse post visa esclarecer tudo sobre o tempo de duração do tratamento ortodôntico. Acompanhe!

Afinal, quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?

Proporcionar uma excelente condição estética e funcional para o paciente é o objetivo do tratamento ortodôntico. Desse modo, para alcançar os melhores resultados há diversos meios, alguns deles levam mais tempo para serem concluídos e outros menos. Muitas vezes, a depender do caso, o uso do aparelho dental pode ser por um tempo maior, causando mais incômodos.

E se esse é o seu temor, saiba que o tempo de duração do tratamento ortodôntico poderá ser o melhor amigo do seu novo sorriso. No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

A seguir, veremos as razões para essa diferença de duração do tratamento.

Quais fatores influenciam no tempo de tratamento?

Como vimos acima, um tratamento ortodôntico dura aproximadamente 2 anos. No entanto, diversos fatores podem fazer com que esse tempo varie. São eles:

  • Necessidade ou não de extrações de dentes (para que a arcada dentária se acomode da melhor forma possível);
  • Idade do paciente (quanto mais velho, maior o tempo de permanência com o aparelho, pois o osso que envolve os dentes é mais duro);
  • Complexidade do caso (que pode fazer com que o tempo seja menor ou maior);
  • Seguir à risca as orientações passadas pelo seu ortodontista;
  • Mecânica utilizada (tipo de tratamento);
  • Cuidado com a higiene bucal;
  • Gravidade da má oclusão;
  • Problemas hormonais;
  • Certas medicações.

Alguns estudos investigaram a influência da colaboração do paciente no tempo de tratamento. Neles foram mensurados o uso (ou não) dos elásticos, as faltas às consultas e por quantas vezes o bracket do aparelho quebra — o que acontece, por exemplo, quando o paciente come uma castanha, por exemplo.

Assim, os resultados deixam claro que cerca de 50% da variabilidade do tempo do tratamento ortodôntico está mesmo nas mãos do paciente.

Existem maneiras de acelerar o tratamento ortodôntico?

Ainda que você possa ter achado o tempo total do tratamento ortodôntico muito demorado, o período que o paciente ficava com o aparelho já foi muito maior. Hoje em dia, os avanços tecnológicos dos tratamentos ortodônticos fizeram diminuir bastante o tempo em que o paciente fica no consultório para a consulta (de ajustes do aparelho), bem como diminuiu o tempo de duração do tratamento em si.

Diversos estudos estão sendo desenvolvidos visando acelerar o tempo de tratamento. Entre as novidades estão:

  • Novos modelos de aparelhos ortodônticos (como os autoligados);
  • Fios ortodônticos de alta tecnologia (como os termoativados);
  • Osteo-micro-perfurações;
  • Injeções locais de PRP;
  • Aparelhos vibratórios;
  • Corticotomias;
  • Laser de baixa potência, entre outras.

Vantagens de fazer o tratamento ortodôntico na Barini Ortodontia

O ortodontista Dr. Pedro Barini atende seus pacientes desde 1990. Ao longo dos anos ele foi ganhando experiência e conquistando a confiança de seus pacientes — atualmente são mais de 15 mil.

ISO 9001

Em 2004 a Barini Ortodontia se consagrou como a primeira clínica de Goiás a receber a Certificação ISO 9001. Essa é uma grande vantagem que traz confiança para os pacientes.

Mais conforto

A outra vantagem se deu em 2014 com a reforma da sede, quando passou a ser oferecido o máximo de conforto aos seus pacientes em todo tempo que eles permanecem na clínica.

Novas Tecnologias

As tecnologias de última geração e as buscas constantes de qualificação, fizeram da Barini Ortodontia a principal referência no segmento no Estado. Além dos aparelhos tradicionais, trabalhamos com o atual alinhador transparente para um tratamento ultra discreto, o Invisalign.

Tratamentos complexos

A equipe do Dr. Pedro Barini é qualificada para realizar tratamentos complexos, como os retornos para a reabilitação estética e funcional. Inclusive, os retratamentos ortodônticos que não deram certo com outros profissionais. Aliás, esse é um grande diferencial, pois muitos ortodontistas não querem “pegar o trabalho feito por outro profissional e que não deu certo”.

Tratamentos personalizados

Hoje em dia, a Barini Ortodontia, oferece tratamento ortodôntico específico e personalizados para cada caso e necessidade de cada paciente, podendo ir além do convencional. Desse modo, temos orgulho em dizer que muitos dos tratamentos que oferecemos eram, até há pouco, apenas possíveis em clínicas fora do Brasil.

Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?

Conhecer as etapas do tratamento pode ajudar a explicar a duração do tratamento ortodôntico. Vamos apenas citar todas as fases, para você ter um panorama geral de como é o processo. As fases de todo tratamento ortodôntico compreendem:

  1. Exame Inicial, diagnóstico e planejamento.
  2. Instalação do aparelho ortodôntico.
  3. Alinhamento e nivelamento dos dentes.
  4. Etapa intermediária do tratamento ortodôntico.
  5. Etapa de finalização.
  6. Fase de contenção.

Por tudo o que vimos, saber quanto dura o tratamento ortodôntico pode ser uma incógnita, devido aos vários fatores mostrados. No entanto, para que o tempo não se estenda além do necessário, o melhor caminho ainda é ter um diagnóstico e um planejamento bem feitos e tudo isso você alcança ao fazer seu tratamento na Barini Ortodontia.

Agora que você já sabe quanto tempo demora o tratamento ortodôntico, leia também: O que saber antes de colocar aparelho ortodôntico?

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontia
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta
Powered by