fbpx

QUANDO COLOCAR APARELHOS ORTODÔNTICOS EM CRIANÇAS?

Aparelho Ortodônticos em crianças - Barini Ortodontia

Os dentes tortinhos do seu filho já predizem que, provavelmente, ele precisará usar aparelho nos dentes? Mas você sabia que — muitas vezes —, “dentes tortos” não são o principal indício da necessidade colocar aparelhos ortodônticos em crianças? Além disso, apenas um profissional consegue identificar o problema.

Como você já deve imaginar, a dentição infantil tem muitas fases, a formação dentro dos ossos, o nascimento (um momento de aflição para pais e bebês, pois a gengiva coça e dói), a formação da dentição de leite completa e, finalmente, a troca pelos dentes permanentes.  Mas você sabia que em todas essas fases é possível fazer algum tipo de intervenção para alterar o formato dos dentes.

Cabe lembrar que, algumas vezes, são necessários procedimentos adicionais para ajustar o aparelho nos dentes, como a extração de um dente do siso, por exemplo. Isso facilitará o processo de colocação dos aparelhos.

Neste post vamos explicar qual é o momento ideal para colocar aparelhos ortodônticos em crianças. Acompanhe!

A hora certa de colocar aparelhos ortodônticos em crianças

O momento certo de iniciar um tratamento com ortodontista tem relação com a necessidade da fase da dentição da criança. Assim, para cada uma delas e cada tipo de tratamento há uma necessidade e uma hora ideal. Confira!

Fase de crescimento

A criança já pode ir ao dentista quando os primeiros dentinhos surgirem na boquinha do bebê. Aliás, é bastante recomendado que os pequenos passem por essas consultas o quanto antes. Isso porque, poupar os mais novos de ir ao dentista pode ser muito prejudicial a longo prazo. Inclusive, atrasando outros tipos de tratamentos que poderiam ser mais simples e rápidos.

Quando feitos na fase de crescimento, os tratamentos são muito mais eficientes. Em geral, quando certas anomalias são tratadas já na infância, o tempo de tratamento diminui ou deixa de ser necessário na fase adulta.

Durante a troca de dentes

Nessa fase, a dentição é mista, ou seja, na boca da criança estão presentes tanto dentes de leite (dentição decídua) quanto a ausência de dentes (alguns dentinhos já caíram) e já existem alguns dentes permanentes.

Nessa idade podem ser usados vários tipos de aparelhos ortodônticos em crianças, inclusive os móveis, já que a mobilidade dental ainda é mais fácil. A escolha depende do objetivo que se deseja alcançar.

Dentição permanente 

Aqui, os dentes permanentes já preencheram toda a arcada dentária da boca e a criança já é pré-adolescente. Para que seus dentes possam ser corrigidos, são usados aparelhos fixos e o Invisalign (removível).

Tipos de tratamentos ortodônticos para crianças

Preventivo

Para prevenir que os dentinhos da criança cresçam tortos, o tratamento é feito nos dentes de leite para prevenir que a criança desenvolva uma mordida errada.

Interceptativo

Neste caso, o tratamento é realizado na fase da troca de dentes, utilizando aparelhos móveis (removíveis), como impedidores linguais, expansores móveis, aparelhos ortopédicos, entre outros. Também podem ser utilizados expansores fixos e aparelhos fixos parciais.  Alem ainda, de outros usados para correção de mordida cruzada e demais problemas que podem alterar o crescimento da face e de parte do crânio.

Corretivo

Para fazer a correção dos dentes permanentes são utilizados aparelhos fixos, os quais podem ser do tipo tradicional e amplamente utilizados (os famosos metálicos) ou estéticos (de porcelana ou safira). Além desses, podem ser usados os aparelhos fixos linguais e os alinhadores removíveis (Invisalign).

Por que corrigir um dente de leite?

Para um leigo, pode parecer estranho pensar na necessidade de corrigir um dente de leite. Oras, ele vai cair mesmo! No entanto, muitas vezes, os dentes de leite também podem apresentar irregularidades, as quais podem ser um indício de imperfeições na dentição permanente futura.

Nesses casos, o ortodontista já pode detectar o problema e interceptá-lo com algum aparelho específico. Ou iniciar um processo de educação junto à criança e aos pais para eliminar maus hábitos como a chupeta, por exemplo, ou a mania de morder ou chupar os dedos.

E não poderíamos concluir o post sem falar da importância de preocupar-se desde cedo com a saúde bucal das crianças. Isso porque prevenir os problemas bucais é mais fácil do que precisar tratar. Da mesma forma que quando a prevenção não for mais possível — o tratamento deve ser feito o quanto antes para que o quadro não piore. Ou seja, quanto mais cedo o tratamento com o ortodontista começar, mais rápido ele tenderá a ser.

A Barini Ortodontia tem uma equipe especializada para tratar da saúde bucal das crianças e possui um ambiente personalizado “Barini Kids” e pronto para atender as crianças. Venha conhecer e traga seu filho para uma visita ao dentista!

Agora que você já sabe qual o momento certo para colocar aparelhos, confira 5 dicas para acertar na hora da escolha do creme dental para o seu filho.

 

Siga a @bariniortodontia no instagram e fique por dentro das novidades.

 

Dra Aline
Dra. Aline Peres
Odontopediatria
CRO-GO 10017

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta
Powered by