fbpx

POR QUE DEVO FAZER A LIMPEZA DENTAL COM O DENTISTA?

Limpeza dentária - Barini Ortodontia

Como você avaliaria a saúde do seu sorriso? Está satisfeito com o resultado da limpeza dental feita em casa, apenas com o uso da escovação e fio dental?

Esta resposta é relativa não é mesmo? Mesmo para aquelas pessoas que acreditam estar cuidando da sua saúde bucal de forma satisfatória a limpeza dentária realizada por um dentista não deixa de ser necessária.

Nas próximas linhas explicaremos sobre a importância, benefícios da limpeza dental e diferença de limpeza dental caseira e com profissional.

Importância da limpeza dentária com um dentista:

Todos sabemos que manter os dentes limpos e saudáveis é muito importante, mas além disso é relevante ressaltar alguns fatores.

A limpeza dentária evita que doenças nos dentes e nas gengivas se desenvolvam, ela auxilia na prevenção; isto porque remove todos os resíduos da placa bacteriana. Com o passar do tempo, se não for removida esta placa pode se transformar em tártaro (também chamado de cálculo dental, é a placa enrijecida que se localiza nos dentes ou sob a gengiva).

Um dos procedimentos efetuados em consultório, é a raspagem e aplanamento radicular, o profissional da Periodontia, utiliza instrumentos eletrônicos ultrassônicos ou ferramentas manuais de raspagem.

A raspagem remove de forma completa a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro, isto ocorre após avaliar com cuidado e precisão a área entre as gengivas e os dentes. Em alguns casos a pessoa pode apresentar alguma bolsa periodontal (localizada entre os dentes e as gengivas, com profundidade de 5 milímetros aproximadamente) esta área é propensa a desenvolver concentração de placa bacteriana.

O polimento radicular é um instrumento de raspagem que retira completamente os resíduos para a limpeza de dente, mas para isso é preciso que a pessoa realize duas ou mais consultas, dependendo de cada caso.

Diferença entre a limpeza dentária caseira e com o profissional:

Aquele medo da visita ao dentista faz com que na maioria das vezes, não busquemos o tratamento e cuidado necessário.

De forma paliativa, muitos encontram em soluções caseiras uma forma de cuidar da sua saúde bucal.

Manter uma boa escovação, fazer uso do fio dental, evitar alimentos com excesso de açúcar, corantes, é muito importante e sem dúvida ajuda a manter e prolongar o tempo do tratamento dentário realizado nas visitas ao dentista.

Note que devemos agir de forma associada ao profissional especializado, e não ignorar a ajuda necessária e determinar que somente os cuidados caseiros podem manter uma boa saúde bucal.

Quando nos referimos a limpeza dentária, encontramos soluções caseiras, como:

Para retirar o tártaro dentário, é sugerido escovar os dentes com uma solução de bicarbonato de sódio e limão, o efeito seria uma espécie de esfoliação nos dentes, com intuito de retirar os resíduos localizados nos dentes.

Este tipo de prática se for frequente pode criar mais porosidade no dente, assim as chances de a produção de placa surgir novamente em um curto espaço de tempo são grandes.

Além disso, não há garantias de que ao realizar qualquer procedimento caseiro, estaremos agindo diretamente no que necessitamos, pelo contrário por postergar a visita ao dentista, muitas vezes, os sintomas se agravam, e as doenças bucais evoluem causando maiores transtornos.

O ideal é que a limpeza dental seja feita de 6 em 6 meses, podendo variar de acordo com cada caso, somente o profissional especializado pode determinar os retornos as consultas, após avaliação e exames.

Seguir as orientações que o dentista fornece, permite sim que continuemos os cuidados e manutenção em casa, mas é imprescindível manter as visitas regulares e mediante a qualquer desconforto, procuremos ajuda o quanto antes.

A limpeza dentária que mencionamos não possui nenhuma contraindicação, contudo é sempre relevante analisar o histórico de cada paciente. Alguns casos, como pessoas que possuem uma sensibilidade maior nos dentes, podem encontrar desconforto nos procedimentos para a retirada de placa bacteriana por meio de raspagem por exemplo.

Por isso, converse sempre com o dentista, fale de forma clara seus receios e ele encontrará um meio de realizar o procedimento sem que ocorra qualquer receio, para alivio da dor pode ser recomendado o uso de anestesia.

Benefícios de uma limpeza dentária realizada pelo dentista:

Acreditamos que neste momento, após ler todas as informações citadas acima, fica evidente o quanto além de necessário, uma boa limpeza efetuada por quem mais entende, faz toda a diferença.

Qualquer pessoa está propensa a possuir acúmulo de placa bacteriana, cáries e tártaro. No entanto, pensando de forma preventiva, manter consultas regulares com o profissional especializado aumenta consideravelmente as chances de ter um sorriso bonito e saudável por muito mais tempo.

Preservar hábitos saudáveis, escovar os dentes periodicamente, fazer uso de fio dental, auxiliam e agem de forma associada aos cuidados desempenhados pelo dentista.

Encontre um profissional de confiança, agende sua avaliação, só por meio dela que é possível compreender quais os procedimentos são necessários.

A limpeza dentária, também chamada de profilaxia dentária, realizada periodicamente pode prevenir que alguns sintomas se agravem, alguns casos resultam em tratamento cirúrgico.

Portanto, realizando estes cuidados é possível prevenir doenças das gengivas e também melhorar a aparência dos dentes, deixando-os limpos e brilhantes. Quando as superfícies dentárias estão polidas dificilmente ocorre o acúmulo de placa, e consequentemente a formação de tártaro.

 

Dra. Caroline Machado
Dra. Caroline Machado
Periodontia
CRO-GO 6376

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta
Powered by