fbpx

O que é Invisalign?

Invisalign - Barini Ortodontia

Para você que deseja saber o que é Invisalign de maneira aprofundada, preparamos este texto que busca tratar do assunto com o maior número de detalhes possível sobre o que consiste o aparelho que, com o tempo e popularização foi recebendo vários nomes ou apelidos.

Assim, quando você ouvir ou ler em algum lugar os nomes a seguir, saiba que se trata do mesmo aparelho. São eles:

  • Invisalign (seu nome original);
  • Invisaline (seu nome abrasileirado).

E os apelidos:

  • Invisiline;
  • aparelho transparente;
  • aparelho invisível.

Continue lendo e saiba tudo sobre o que é Invisalign!

O que é Invisalign?

O Sistema Invisalign é um aparelho ortodôntico transparente em que é utilizado uma abordagem totalmente inovadora e absolutamente eficaz no alinhamento efetivo dos dentes.

Moldeiras (alinhadores)

O tratamento com Invisalign poderia ser chamado, na verdade, de “aparelhos” Invisalign. Isso porque, trata-se de um sistema em que vários aparelhos de aparência igual vão sendo substituídos ao longo do tempo.

E cada um dos aparelhos que compõem o Sistema Invisalign são chamados de alinhadores removíveis (moldeiras sequenciais removíveis) e são feitos sob medida, usando exclusiva tecnologia de ponta.

A troca dos alinhadores acontece no decorrer das semanas e, a cada nova substituição, a tendência é causar menos sensibilidade. Ou seja, além da terapêutica ser menos dolorida que a feita com os aparelhos fixos, os incômodos diminuem ainda mais com o tempo.

Com toda essa tecnologia, denominada SmartForce, o Invisiline move, de forma gradual, os dentes para a posição ideal. Ou seja, aquela que deixará seu sorriso mais harmonioso e esteticamente lindo.

Tecnologia inovadora

As moldeiras odontológicas transparentes são feitas de placas acrílicas e são criadas por um computador com digitalização em 3D. Para desenvolver um produto de altíssima qualidade a empresa dedicou à técnica cerca de 20 anos de pesquisa.

O sistema usa uma abordagem totalmente inovadora para alinhar os dentes. Assim, por serem feitas de material acrílico, as placas permitem movimentações dentárias progressivas.

São usados uma série de alinhadores removíveis feitos sob medidas, com exclusiva tecnologia que move gradualmente os dentes para a posição ideal.

Como surgiu o Aparelho Invisalign?

Você sabia que, apesar de estar em evidência somente agora, a ideia de fazer um aparelho ortodôntico transparente removível não é nova? Originalmente, ela foi proposta por Harold Dean Kesling em meados dos anos 1940 — sim há bastante tempo.

Na época, os alinhadores eram denominados posicionadores e eram confeccionados em borracha a partir de modelos de gesso feitos nas arcadas dentárias dos pacientes.

A transformação dos alinhadores ortodônticos deu-se no ano de 1997, com o lançamento do Sistema Invisalign pela empresa Align Technology. Esta, inovou a técnica criada por Kesling produzindo o aparelho de dente transparente Invisalign como o conhecemos hoje.

Quais os diferenciais do Invisalign?

  • Ser invisível, garantindo total discrição quando o paciente está usando a moldeira;
  • Ser móvel, o que garante higienização completa dos dentes e do aparelho, além da liberdade de retirá-los para comer e beber o que quiser;
  • Ser tão eficiente quanto um aparelho fixo;
  • Bem menos desconforto, se comparado ao aparelho fixo (com brackets, fios, elásticos e outros aparatos), que podem quebrar ou ferir a boca do paciente, sendo bastante inconveniente para o dia a dia, como ter que retornar ao dentista fora da data marcada, além de causar dores e desconforto.
  • Ser desejado tanto por dentistas (que já perceberam o diferencial de trabalhar com ele) e pelos pacientes (que desejam colocar o já famoso “aparelho invisível”).

Quem pode trabalhar com o aparelho transparente Invisalign?

Para utilizar a tecnologia inovadora de alinhadores ortodônticos Invisalign, é necessário que o dentista seja credenciado pela empresa Invisalign.

Como é feito o aparelho transparente Invisalign?

Agora que você já sabe o que é Invisalign, vamos explicar um pouco sobre seu processo de produção.

Passo 1

O dentista pedirá a “documentação” para o aparelho, que consiste em fotos e radiografias de áreas da boca e face. Além disso, ele ainda poderá pedir outros exames que ajudarão a criar o plano de tratamento completo do paciente.

Passo 2

O fabricante do aparelho móvel transparente usará tais registros e, em conjunto com o tratamento indicado pelo ortodontista, criará um plano com tratamento em 3D totalmente personalizado para o paciente.

Um diferencial e tanto com relação a outros aparelhos, é que é possível que, após o plano ter sido traçado, o paciente já consegue ver a posição final que os dentes ficarão. Além disso, já é possível estimar a duração do tratamento.

Passo 3

Com tudo isso definido, começa o passo mais importante, a confecção do conjunto de alinhadores transparentes propriamente dito.

Passo 4

Os alinhadores invisíveis são enviados ao dentista, que os entrega ao paciente de forma sequenciada, em geral, de três em três ou quatro em quatro. Mas como saber quando trocá-los? você pode se perguntar.

O paciente precisa usar os alinhadores transparentes todos os dias e deve substitui-los de duas em duas semanas e visitar o dentista a cada seis a oito semanas — o que será definido pelo seu dentista de acordo com o que for necessário para o sucesso do seu tratamento.

O que o Invisalign pode fazer por você?

Atualmente, já se sabe que parte da autoestima de uma pessoa é dada pela melhora da sua aparência estética. No caso de um tratamento ortodôntico, manter o sorriso de sempre (sem ter que passar de oito meses a três anos — tempo de duração do tratamento — com o “sorriso metálico”) traz autoconfiança para a pessoa, melhorando sua qualidade de vida.

Ou seja, com o tratamento Invisalign o sorriso fica bonito mesmo em ocasiões especiais, como um baile de formatura, um casamento (inclusive o próprio), ou mesmo aquela entrevista de emprego para trabalhar na empresa dos sonhos.

Agora que você já sabe o que é Invisalign, complemente sua leitura com o post Invisalign: Como Surgiu? Como funciona? É eficaz como o aparelho fixo?

 

 

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta