fbpx

Mini-implante ortodôntico

Um mini-implante serve, direta ou indiretamente, para apoiar o aparelho ortodôntico e impulsionar o movimento dos dentes.

Existem diversos tipos de tratamentos odontológicos no mercado, feitos para resolver os mais variados problemas buscais existentes. Dentre estes, um dos que mais se destaca são os mini-implantes ortodônticos. 

Isso acontece porque da maneira que funciona, ele acaba trazendo ótimos resultados antes mesmo do esperado. Além de ser versátil, podendo ser utilizado para uma variada gama de tratamentos. 

Por isso, neste artigo, apresentaremos informações sobre os mini-implantes ortodônticos e como estes podem servir para resolver diversos problemas bucais. 

Aproveite e boa leitura! 

 O que é um mini-implante ortodôntico 

Diversos tratamentos dentários estão se adaptando ao novo método de mini-implante dentário. Afinal, os resultados deste são incríveis, o que o faz ser recomendado por múltiplos especialistas. 

Um mini-implante serve, direta ou indiretamente, para apoiar o aparelho ortodôntico e impulsionar o movimento dos dentes. Ou seja, este procedimento serve para ancoragem, auxiliando e aumentando a eficácia da correção de imperfeições dentárias. 

Apesar disso, sua colocação exige uma prévia avaliação do especialista, que explicará todos os procedimentos e cuidados que o paciente deve saber para que se sinta confiante com o método. 

 

Mini-implante ortodôntico: para que serve 

Como dito anteriormente, este serve para apoiar aparelhos ortodônticos durante o processo de correção de imperfeições. 

Além disso, o mini-implante também pode servir como base não apenas para aparelhos, mas também para outros implantes, ajudando sua fixação. Após cirurgias de extração, este pode ajudar a manter todos os dentes em seu devido local. 

Logo, este é um procedimento flexível, sendo adotado pelos mais diferentes profissionais na hora de fazer uma correção de mordida, por exemplo. 

 

Mini-implante ortodôntico: como funciona 

Antes de mais nada, será papel do dentista conferir o que leva a disfunção oral do paciente, por meio de uma série de exames.  

Após os exames, o profissional solicita uma peça em aço cirúrgico. O mini-implante é constituído de pequenos parafusos deste aço ou de titânio, possuindo tamanho de 4 a 13 milímetros de comprimento e 1 a 2 mm de diâmetro. 

A confecção deste dependerá do problema do paciente. Após a etapa de mapeamento e confecção dos parafusos específicos para o cliente, será feita a cirurgia de implante, que pode demorar até 20 minutos. 

Os parafusos serão colocados na região da gengiva, sendo apoiado no osso do maxilar. Durante a cirurgia será aplicada uma anestesia no local de operação, para evitar que haja dor ou incomodo durante a colocação dos parafusos. 

 

Mini-implante ortodôntico: recuperação pós-implante 

Após a instalação do mini-implante, não é preciso tomar cuidados específicos. Apenas o básico da saúde e higiene bucal. 

Basta ter uma boa escovação e usar o fio-dental para que não haja nenhum problema. 

Caso o paciente não faça tal procedimento padrão, isso pode levar ao desenvolvimento de mucosite e, consequentemente, à perda do implante, sendo necessário realizar um novo. 

 

Mini-implante ortodôntico dói? 

Por ser um processo que leva anestesia, ele acaba sendo indolor, evitando incômodos durante todo o procedimento. 

Porém, no pós-cirúrgico, é possível que o paciente que fez a colocação dos parafusos possa sentir um desconforto, devido à falta de costume da peça em sua gengiva. 

Além disso, por estar próximo ao osso do maxilar, essa estranheza pode causar um leve desconforto. Ainda assim, é difícil que você sinta uma dor intensa após o implante. 

Em casos de incômodos mais fortes e dores ao longo do processo de cicatrização, é preciso visitar o seu cirurgião dentista, para que este possa observar e avaliar, criteriosamente, se a peça de aço está causando algum problema. 

 

Mini-implante ortodôntico: tempo de uso do implante 

O tempo de uso do mini-implante não é necessariamente permanente. Apesar de ser um implante, este tem tempo de duração equivalente ao tratamento no qual ele está sendo utilizado como apoio. 

Em um caso onde a pessoa coloque um aparelho, por exemplo, e faça um mini-implante para apoiá-lo, o uso dos parafusos será equivalente ao tempo de tratamento do aparelho. 

O mini-implante pode permanecer na boca do paciente de 24 a 30 meses. Logo, ele é muito utilizado para procedimentos que são rápidos, ou como um meio para acelerar tais tratamentos. 

 

E como funciona um mini-implante ortodôntico para intrusão? 

O processo de intrusão de dentes é indicado para alguns casos de sobremordida exagerada, sendo realizado, tradicionalmente, por meio de arcos de intrusão com degraus, curva reversa ou, ainda, curva acentuada. 

A posição ideal para a instalação dos mini-implantes com a finalidade de intruir os incisivos depende da própria posição destes, onde o resultado é variável de acordo com a posição original da arcada dentária. 

Assim, ao fazer a avaliação, o dentista irá definir quais passos devem ser seguidos, aplicando o método intrusivo que melhor levar aos resultados esperados. 

 

Para fazer um mini-implante, vá a uma clínica especializada 

Para realizar um procedimento como este, é preciso que procure um consultório especializado nessa área. Isso aumenta as suas chances de sucesso no procedimento, desde o diagnóstico até a colocação das peças na boca. 

Além disso, somente consultórios e clínicas qualificadas darão a garantia de que o mini-implante será feito de forma assertiva, o que garante a integridade e segurança de todo o processo cirúrgico. 

 

Mini-implante ortodôntico pode ser a solução que procura 

O mini-implante é um procedimento complexo, que exigirá do cirurgião dentista, experiência no assunto para que possa conseguir trazer os melhores resultados para o rosto do paciente. 

Em relação ao pós operatório, é importante reforçar que todo o tratamento tenha efeito, deve manter a saúde bucal em perfeitas condições, uma vez que a mucosite pode comprometer o procedimento realizado. 

Não deixe de procurar uma clínica especializada e consiga o sorriso dos seus sonhos! 

Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Open chat
Agende Sua Consulta