fbpx

LENTES DE CONTATO PARA DENTES: PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS!

As lentes de contato para dentes são uma das opções — ao lado do clareamento dental e das facetas de porcelana — para melhorar a estética bucal e, com isso, a facial também. E são muitas as vantagens das lentes estéticas. Além de clarear os dentes, elas cobrem pequenas imperfeições, deixa-os mais alinhados e garante um resultado natural pois é possível customizar o tom das lentes.

Neste artigo, vamos mostrar as principais perguntas e respostas sobre lentes de contato para dentes, como o que são, como funcionam, quanto custa, etc. Confira!

O que são lentes de contato para dentes?

São lâminas finíssimas foram desenvolvidas especialmente para serem colocadas em cima dos dentes. As peças possuem espessura que varia de 0,2 a 0,6 milímetros. Elas podem ser confeccionadas em porcelana comum (laminados de cerâmica feldspática), mas também com vidro cerâmico reforçado com leucita, zircônia, silicato de lítio com zircônia e dissilicato de lítio.

Quando usar lentes de contato dental?

As lentes de contato dentais foram desenvolvidas para harmonizar o sorriso com a face. Através das lentes de contato para dentes é possível tornar os dentes mais arredondados, pontiagudos ou angulados. Enfim, tudo é feito para que eles fiquem mais expressivos.

As imperfeições que têm indicação de colocar as lentes de contato são:

  • contornos irregulares ou muito diferentes dos demais;
  • dentes escurecidos após tratamento de canal;
  • pequenas manchas claras ou escuras;
  • dentes com bordas fraturadas;
  • dente em posição incorreta.

Como funciona a colocação das lentes estéticas?

Para que seus dentes fiquem perfeitos, há algumas etapas a percorrer. Confira-as!

Avaliação e moldagem

Ao decidir colocar as lentes de contato para dentes, o paciente aponta ao dentista tudo o que o descontenta em seus dentes, como cor, pequenos desalinhamentos, etc. O profissional avaliará se é possível chegar ao resultado desejado.

A seguir, o dentista faz um molde da dentição do paciente, podendo ser feito pelo método convencional (com moldeira) ou através de um scanner intraoral. Além disso, são realizadas alterações necessárias nos dentes pelo protético ou com a ajuda de um programa de computador, como veremos a seguir.

Confecção do molde e das lentes de contato

Pelo protético: Com o modelo do paciente em mãos, o protético reproduzirá os dentes em cera, é o que chamamos de enceramento diagnóstico. Depois o dentista reproduzirá os dentes de cera em uma resina chamada bisacrílica. Isso é feito na boca do paciente.

Pelo scanner: Se um scanner bucal for utilizado, o dentista realiza as alterações no computador e as produz em resina bisacrílica através de uma impressora 3D.

Preparação dos dentes

Os dentes também precisam ser preparados para receber as lentes. Para isso, o dentista utiliza o tradicional “motorzinho” (broca). Além disso, ele e o paciente chegam a um acordo sobre o formato, a cor, o tamanho e a posição da lente.

Colocação das lentes

Essa etapa leva várias sessões. Primeiramente, é feito o planejamento do procedimento. A seguir, o dentista faz os dentes na cor e no formato mais adequado ao paciente. Na consulta de prova das lentes de contato nos dentes será observado o resultado final. O paciente, então, diz se gostou do formato e da cor para que se possa partir para a próxima fase. Para a colocação das lentes de contato para dentes o profissional as cimenta sobre os dentes.

Quanto custa colocar lente de contato dental?

É difícil predizer o custo real ou mesmo aproximado das lentes de contato no Brasil. Isso porque, diversos fatores são levados em consideração para que o dentista que trabalha com odontologia estética chegue ao preço final.

Porém, podemos afirmar que o preço tem um excelente custo-benefício, se comparado a outro tratamento — o clareamento dental — cujos resultados duram somente cerca de três anos. Além do mais, recuperar sua autoestima não tem preço.

Além disso, se a pessoa só precisar colocar as lentes de contato em um ou poucos dentes, o custo das lentes de contato para dentes será proporcionalmente menor do que para quem as coloca em muitos dentes.

Quais são os cuidados após a colocação das lentes de contato para dentes

Além dos cuidados básicos de higiene bucal — escovação com escova de cerdas macias, uso de fio dental e enxaguante bucal uma vez ao dia —, certos cuidados prolongam a durabilidade das lentes estéticas e ainda as mantém como novas por mais tempo. São eles:

Use escovas ultra macias

Quanto mais macias forem as escovas, menos chances elas terão de machucar as gengivas, de provocarem pequenos riscos nas lentes e o desgaste do material.

Evite produtos clareadores

Quem possui lente de contato nos dentes precisa evitar o uso de produtos clareadores por conta própria, incluindo o creme dental clareador. Isso porque, o efeito pode ser contrário, ou seja, em vez de clarear, deixará as lentes opacas.

Assim, se após alguns anos de uso das lentes você sentir necessidade de deixar os dentes mais claros, pergunte ao dentista quais produtos você poderá usar para deixar o sorriso mais bonito.

Evite elementos com pigmentos

Para que os dentes continuem perfeitos após o tratamento, evite consumir alimentos com pigmentos escuros como molho de tomate, suco de uva, vinho tinto, shoyu, beterraba, ketchup, café, chá preto, etc. Além disso, evite fumar, porque o cigarro os dentes ficam amarelados.

Evite alimentos duros e pegajosos

Os alimentos duros também precisam ser evitados, como: castanhas, pipoca, azeitonas, frutas com caroço, rapadura e balas pegajosas. Ao comer maçã, corte-a em pedaços pequenos.

Abandone maus hábitos

Certos hábitos são difíceis de abandonar, não é mesmo? São exemplos, a mania de roer unhas, morder tampas de canetas e abrir embalagens com os dentes. Porém, para manter a beleza e integridade das lentes de contato dentais, esses hábitos terão de ser abandonados de vez.

Qual a durabilidade das lentes de contato?

O tempo de duração das lentes é de oito a quinze anos, sendo considerado como bastante durável. Essa variação se dá de acordo com cuidados que o paciente tem com os dentes. Para que durem o tempo máximo, é preciso:

  • evitar mastigar alimentos muito duros, prefira cortá-los em pedaços pequenos antes de comer;
  • abandonar o hábito de roer unhas e de morder tampas de caneta e outros objetos duros;
  • manter a higiene bucal segundo a recomendação do dentista.
  • A durabilidade das lentes dependem do cuidado e prevenção do paciente, é indispensável realizar visitas ao seu dentista para acompanhamento e revisão a cada 6 meses ou conforme a orientação do mesmo.

Agora que você já sabe obteve respostas para as principais dúvidas sobre as lentes de contato para dentes, leia também: Saiba tudo sobre as lentes de contato dentárias!

 

Dra. Tatiany de Mendonça
Dra. Tatiany de Mendonça
Reabilitação Oral
CRO-GO 4645

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta