fbpx

Invisalign First: o aparelho dental para crianças mais confortável, discreto e eficiente do mundo

Invisalign é um aparelho dental revolucionário porque é completamente diferente dos modelos que deixavam o sorriso metálico, o que tirava toda a beleza do ato de sorrir, tão valorizado por um adolescente. Já o Invisalign® First foi desenvolvido especificamente para crianças e jovens que sentem vergonha de usar o aparelho tradicional.

Além de intimidar, o modelo convencional ainda costuma machucar a boca, obrigando a pessoa a usar aquela massinha rosa nas partes que machucaram a boca. Isso para um adulto já é difícil, imagina, então, para uma criança.

Continue lendo e saiba mais sobre o tratamento com Invisalign First!

O que é Invisalign First?

O Invisalign First é um dos vários modelos de alinhadores desenvolvidos pela empresa americana Align Technology — que também fabrica o Invisalign® — mas feito exclusivamente para crianças e pré-adolescentes.

Um grande diferencial com relação aos aparelhos móveis convencionais é em relação a uma possível quebra dos aparelhos, o que não é incomum em se tratando de crianças — embora o Invisalign First seja feito com material muito resistente. No caso dos aparelhos removíveis tradicionais, a quebra e a perda do aparelho resultam em um grande transtorno para reparar ou refazê-lo, o que retarda o tratamento e gera custos para os pais.

Já com Invisalign a perda ou dano não representa um problema tão importante, pois é produzida uma grande quantidade de alinhadores entregues ao paciente (no caso do Insisalign First aos pais ou responsáveis pela criança), que consistem em um conjunto com vários aparelhos transparentes. Sim, em geral, a cada 10 dias a pessoa usa um novo aparelho. Assim, fica fácil entender se houver perda ou quebra do modelo que está sendo usado, basta comunicar o ocorrido ao ortodontista e este, muito provavelmente, irá orientar que o próximo aparelho do conjunto passe a ser usado.

Com qual idade a criança pode usar Invisalign First?

Os pequenos já podem começar a usar o Invisalign First a partir dos seis anos. Isso mesmo, quando ainda têm os dentes de leite. Esse momento é perfeito para começar o chamado Tratamento Fase 1 — para crianças entre seis e dez anos. Até essa idade, os ortodontistas identificam certas características que requerem um tratamento precoce para evitar problemas futuros.

Quais os objetivos do tratamento com Invisalign First?

O tratamento com Invisalign First foi desenvolvido para a obtenção de resultados previsíveis (quando o ortodontista consegue prever como os dentes ficarão antes mesmo do tratamento iniciar). Outro objetivo é garantir uma experiência positiva para o tão jovem paciente, ao mesmo tempo em que atende às necessidades exclusivas das crianças que estão em fase de desenvolvimento.

Quais as vantagens dos alinhadores Invisalign First?

São vários os benefícios de tratar os dentes do seu filho com Invisalign First, são eles:

  • tratam uma vasta gama de problemas ortodônticos em crianças e adolescentes, desde de casos simples aos mais complexos, como diastema (quando os dois dentes “da frente” são separados), apinhamento (dentes tortos e sobrepostos) e arcos dentais estreitos;
  • são removíveis, o que facilita a higiene tanto do aparelho quanto a oral. Com isso, a criança consegue escovar os dentes e passar o fio dental da forma correta;
  • aprimoramento estético inigualável (devido à sua alta tecnologia e sua previsibilidade);
  • não prejudica a fala da criança (o que evita comentários maldosos e bullying);
  • desenvolvidos para garantir um tratamento mais confortável e sem dores;
  • sem riscos de ferimentos na boca (o que facilita a adesão da criança);
  • é muito discreto (o volume da resina é de 0,7 milímetros);
  • alto nível de previsibilidade durante todo o tratamento;
  • pode ser removido no momento de se alimentar;
  • melhor posicionamento para a arcada;
  • melhor posicionamento dentário;

Como o Invisalign First funciona?

Da mesma forma que os alinhadores para adultos, os confeccionados especialmente para as crianças, o Invisalign First funciona aplicando uma leve pressão sobre os dentes. Essa ação faz com que a movimentação planejada pelo ortodontista com ajuda do software Clincheck® aconteça.

Para fazer o plano de tratamento de acordo com o problema da criança, é necessário encontrar um ortodontista credenciado pela Align Technology para que ele avalie seu filho clinicamente. O próximo passo é escanear a pequena boca usando o scanner iTero Technology — que substitui as moldagens usadas em aparelhos comuns (fixos e móveis), que causam ânsias e desconfortos. Com isso, com esse aparelho para crianças, elas experimentam muito conforto durante a “moldagem” do aparelho. Além disso, convém lembrar que o scanner captura até 6.000 imagens por segundo. Essa grande quantidade de fotos das arcadas dentárias, garante  um molde o mais fidedigno possível, pois nenhum detalhe dos dentes e do interior da boca é perdido.

Após o escaneamento, um molde digital é criado e mostra, ao mesmo tempo, como os dentes estão e como ficarão no final do tratamento. Nesta fase, também é feita uma análise radiográfica das arcadas dentárias e do desenvolvimento ósseo facial da criança e das possíveis alterações que podem demandar uma intervenção ortodôntica — já que, diferentemente do adulto, a ossatura da criança ainda está em crescimento.

Em seguida, as informações são enviadas para a Align Technology para a fabricação dos alinhadores Invisalign First. Quando prontos, são enviados para o Brasil, quando o tratamento pode ser iniciado. O Invisalign para crianças é a opção mais rápida e biológica entre os aparelhos ortodônticos. Outro diferencial (e tanto) é que é possível ver como ficarão os dentes da criança antes mesmo do tratamento terminar, através do escaner digital iTero Element.

Devido ao material SmartTrack®, o Invisalign First é muito mais confortável que outros aparelhos invisíveis existentes no mercado. Por causa dele, existem três vantagens impossíveis de ignorar, sobretudo quando o assunto é criança:

  • são mais confortáveis;
  • são mais fáceis de colocar e tirar.

Outra tecnologia empregada, a SmartForce®, aplica a quantidade ideal de força podendo fazer muita diferença nas sensações que a criança sentirá na boca, ou seja, não é aplicada demasiada força como ocorre com nos bráquetes e fios de cabelo aparelhos comuns, o que significa infinitamente menor dor para o seu filho durante todo o tratamento.

Nesse texto, vimos que o aparelho Invisalign É uma ótima opção em aparelho dental para seu filho.  Ele apresenta grandes vantagens e sua forma de alinhar os dentes do seu filho é inigualável — rápida, indolor, previsível, discretíssima e de facílima higienização.

Agora, o convidamos a complementar sua leitura com o texto: INVISALIGN: TRATAMENTO ORTODÔNTICO REVOLUCIONÁRIO e conheça o atendimento diferenciado para as crianças, na Barini Kids.

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

 

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta