fbpx

INICIANDO O TRATAMENTO INVISALIGN COM SEU ORTODONTISTA

tratamento invisalign

Inovação e tecnologia são as características principais do tratamento Invisalign. O método impressiona pela eficiência, visto que trata o paciente de maneira personalizada.

O chamado “aparelho invisível”, uma abordagem da ortodontia, é usado para o alinhamento dos dentes. Porém, diferentemente dos aparelhos ortodônticos comuns, o tratamento Invisalign é mais confortável.

Assim, o sistema Invisalign é feito a partir de uma série de alinhadores removíveis, feitos sob medida, os quais são trocados durante o tratamento para que o resultado esperado seja alcançado.

Entenda com detalhes o que é Invisalign e como ele pode ser eficaz para você!

O que é o Invisalign?

Invisalign é um revolucionário aparelho transparente. Por isso e por sua alta tecnologia, o Invisalign funciona com uma abordagem inovadora e eficaz no alinhamento dos dentes.

Pelo sistema Invisalign, vários aparelhos de aparência igual (alinhadores removíveis) são feitos sob medida e substituídos ao longo do tempo, em geral semanalmente ou a cada duas semanas. Por isso, o paciente já recebe vários de uma vez para não ter que ir muitas vezes ao consultório.

E, por serem feitos de material acrílico, o aparelho invisível permite movimentações dentárias progressivas.

Como é o passo a passo do tratamento Invisalign?

Veja a seguir o passo a passo do tratamento e como Invisalign funciona!

Dentistas credenciados

Por ser um sistema exclusivo de aparelho ortodôntico, o Invisilign só pode ser feito por dentistas credenciados. Por isso, é necessário encontrar um consultório especializado para a realização do tratamento — como a Barini Ortodontia.

Passo 1: Análise clínica dos dentes

O primeiro passo para a colocação do aparelho invisível é a análise clínica dos dentes do paciente. Neste momento, o dentista irá tirar fotos e radiografias para a documentação especializada.

Este processo é importante para que o plano de tratamento possa ser criado com eficácia. O dentista credenciado irá analisar com detalhes os dentes do paciente para que possa partir ao passo 2.

Passo 2: Escaneamento da arcada dentária e criação do plano de tratamento

O mais interessante para entender como o Invisalign funciona é entender a revolucionária preparação para o plano de tratamento. Seu grande diferencial é seu sistema 3D personalizado.

Funciona assim: o dentista acrescenta as suas informações de radiografia e fotos junto a um sistema online.

Na Barini Ortodontia, por exemplo, utilizamos o iTero Element® (escaneamento intraoral de última geração com o scanner Itero) — tecnologia que escaneia completamente a arcada dentária, ou seja, não são utilizados aqueles moldes dentários grosseiros.

O Scanner iTero funciona assim: por meio do escaneamento, o ortodontista captura, em apenas alguns minutos, uma imagem em 3D que o ajudará a criar o seu plano de ação para atingir o resultado final esperado pelo profissional e, principalmente, pelo paciente.

A tecnologia utiliza biomecânica, aumentando significativamente a precisão e a velocidade de digitalização, além de oferecer recursos de visualização excepcionais — tudo com uma estrutura compacta e uma interface intuitiva.

O mais interessante deste processo, é que a tecnologia do aparelho invisível faz com que você consiga ver como seu sorriso irá ficar antes mesmo de o tratamento começar. Isso porque, o sistema consegue dar uma previsão do seu futuro sorriso, através de imagens criadas no computador.

Vantagens do sistema iTero
  1. Menos tentativas (comuns com os moldes tradicionais) e melhor adaptação do alinhador do que com tais moldagens físicas.
  2. Imagem em 3D: além de ser em alta resolução, a imagem dos seus dentes é interativa.
  3. Precisão: o scanner iTero tira 6000 fotos por segundo, o que é realmente impressionante.
  4. Maior conforto: como não há massas, não haverá ânsia durante a moldagem.
  5. Conhecer o resultado previamente: graças ao Simulador de Resultado Invisalign.
  6. Avaliação do Progresso Invisalign: a evolução do tratamento poderá ser acompanhada em cada consulta.

Passo 3: Fabricação dos seus alinhadores personalizados

Após a análise clínica especializada e a criação do seu plano de tratamento junto ao sistema 3D, é hora de fabricar os alinhadores.

O dentista irá enviar o plano de tratamento à fábrica especializada para a fabricação dos aparelhos. Os modeladores são construídos a partir de um material resistente e ao mesmo tempo maleável. Isso faz com que o aparelho seja confortável e não cause muito incômodo ao paciente durante o tratamento.

Passo 4: Entrega dos alinhadores e instruções de uso

Após ter enviado o plano de tratamento para a fabricação, o dentista irá receber os alinhadores em seu consultório.

Durante a consulta, é momento de o dentista explicar todas as instruções de uso. Entre as instruções, há a necessidade de usar o aparelho durante todos os dias, sempre fazendo a higienização adequada.

Além disso, você irá receber uma média de três a quatro alinhadores. Isso acontece porque será necessário que o aparelho seja trocado a cada duas semanas.

Sendo assim, o paciente irá usar um modelador invisível por duas semanas e depois colocar o segundo modelo. Ele fará isso sucessivamente, até que chegue o momento de visitar o dentista novamente.

Após este processo, se necessário, novos modeladores serão fabricados, a fim de fazer o tratamento completo.

Passo 5: Monitoramento do processo de tratamento

Com o tratamento invisalign, o paciente tem 100% de acompanhamento com o dentista. Isso porque será agendada uma visita a cada seis ou oito semanas. Além disso, em caso de dúvida, o paciente pode contatar o consultório a qualquer momento.

O grande diferencial do tratamento é justamente o atendimento especializado e personalizado de acordo com as necessidades do paciente.

Passo 6: Finalização do tratamento e uso de retentores

O último passo do tratamento invisaling é a finalização do tratamento. Neste momento, o dentista irá analisar a arcada dentária como um todo. Após perceber que os resultados finais já foram obtidos, o paciente não precisa mais usar os modeladores.

No entanto, será necessária a aplicação de retentores para que os dentes não voltem ao local de origem, ou seja, para os seus dentes permanecerem alinhados.

Os retentores são colocados atrás dos dentes, não incomodam e não aparecem quando o paciente sorri. Eles devem ser usados por tempo indeterminado, até que o corpo tenha se adaptado às mudanças da arcada dentária.

Quais são os diferenciais do tratamento invisalign?

É importante entender que o diferencial do sistema invisalign está não apenas na invisibilidade do aparelho — que confere a ele a máxima discrição —, mas em todo o sistema de criação.

Neste sistema, a tecnologia 3D aplicada e os materiais usados para a construção do modelador são transformadores, resultando nas vantagens mencionadas anteriormente.

Dessa forma, os grandes diferenciais do Invisalign são:

  • aparelho móvel, podendo ser higienizado de maneira adequada para o uso;
  • modelador transparente, não aparecendo quando o paciente sorri;
  • tratamento bem menos desconfortável, se comparado aos aparelhos fixos ou mesmo a outros aparelhos incolores — devido ao método “Smart force”, onde não é usada mais força do que a necessária para mover os dentes;
  • não ferir a boca do paciente, já que o invisilign é feito com material específico e cortado de acordo com a altura da gengiva do paciente;
  • além de contar com todas as vantagens da tecnologia do software iTero.

Enfim, o grande diferencial de como o Invisalign funciona, é saber que, com o tratamento invisalign, você já terá mais autoestima durante e depois do tratamento, pois poderá exibir seu sorriso sem medo, por não ser preciso passar pelo temido “sorriso metálico”.

Se você gostou de saber tudo sobre o tratamento Invisaling, então agende uma avaliação!

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta