fbpx

Doenças da gengiva: Prevenção e Tratamento

Doenças da Gengiva - Barini Ortodontia

As doenças da gengiva são assuntos da periodontia, que estuda, previne e trata os problemas gengivais e periodontais, doenças inflamatórias que afetam a gengiva, ossos e ligamentos — que são as fibras que fazem a ligação da raiz do dente com o osso.

O agravamento dessas doenças leva à perda óssea que causa a queda dos dentes. Um dos principais problemas que causa essas doenças é a adesão das bactérias à superfície do dente. Mas há outras causas como fatores hormonais, má oclusão, mal adaptação de próteses, uso de aparelhos ortodônticos e certos medicamentos.

A seguir vamos conhecer as doenças da gengiva, as causas de cada uma e os tratamentos. Confira!

Quais são as doenças da gengiva?

Recessão Gengival

Também chamada de retração gengival, essa doença da gengiva é causada pelo deslocamento da gengiva. Quando isso acontece, a raiz do dente fique exposta.

Causas

Várias podem ser as causas da recessão gengival, entre elas:

  • força ao escovar os dentes ou ao usar o fio dental;
  • desalinhamento dos dentes;
  • acúmulo de placa bacteriana;
  • formação de tártaro;
  • genética;
  • bruxismo.

Tratamentos

O tratamento da retração gengival depende do estágio em que a doença se encontre. O periodontista pode decidir por fazer limpeza mais profunda, denominada raspagem e polimento radicular.

Outra forma de tratamento é o cirúrgico chamado enxerto de gengiva e pode ser necessário se o problema estiver em estágio avançado.

Gengivite

Trata-se de uma doença periodontal que afeta os tecidos de suporte da boca, podendo causar várias complicações, as quais podem ser evitadas se o problema for tratado a tempo. O problema acontece devido ao acúmulo de bactérias e restos alimentares na região de contato entre a gengiva e o dente.

Causa

Formação de placa bacteriana

Tudo se inicia com a formação de uma placa bacteriana na região dos dentes. Esta placa pode ser formada por dois grandes motivos: falta de higiene bucal ou alguma doença que já afete a pessoa. Porém, na maioria dos casos, a escovação incorreta e a falta de higienização correta são as grandes causas da gengivite.

Causas da formação da placa

  • Má Higienização bucal
  • Utilização inadequado do fio dental
  • Falta de uso do enxaguatório bucal
  • Uso de certas medicações
  • Deficiências de vitaminas no organismo
  • Alguns tipos de alterações hormonais no corpo
  • Obturações mal adaptadas
  • Mulheres gestantes
  • Certas doenças
  • Não ir ao dentista regularmente

Tratamentos para gengivite

A forma de tratar depende do grau do problema. Se for de leve a moderado, o cirurgião-dentista fará uma limpeza profunda nos dentes, que pode incluir uma raspagem, se houver excesso de tártaro.

Além disso, o profissional pedirá que o paciente escove os dentes com escova de dentes e pasta recomendadas para tratar o problema ou evitar que ele volte. O uso de enxaguatórios bucais sem álcool deverá fazer parte do tratamento que, como você pode ver, continua em casa.

Já os casos mais graves requerem outro tratamento que pode incluir anti-inflamatórios para diminuir a inflamação e antibióticos, caso haja infecções.

Periodontite

A periodontite é o agravamento da gengivite. A doença compromete todos os tecidos em volta dos dentes (periodonto). E como esses dentes fazem a sustentação dos mesmos, causam retração da gengiva, reabsorção óssea, e, assim, amolecimento e, consequentemente, perda dos dentes.

Causa

Gengivite não tratada. A inflamação e infecção da gengivite atingem os ligamentos e ossos, instalando-se a gengivite. O processo inflamatório progride e certas substâncias presentes na saliva grudam na placa bacteriana intensificando a inflamação e propiciando a formação da bolsa periodontal, que afasta a gengiva dos dentes.

Tratamento

O tratamento visa reduzir a inflamação, eliminar as bolsas periodontais (se houver) e tratar as causas do problema. É fundamental realizar a limpeza dos dentes cuidadosamente, tanto no consultório — usando instrumentos para remover a placa e o tártaro dos dentes — quanto em casa, onde a higiene rotineira caseira deve ser meticulosa. O dentista demonstrará as técnicas ideais de escovação e como usar corretamente o fio dental.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para tratar o problema, pois as bolsas periodontais podem precisar ser abertas e limpas. Os dentes soltos podem precisar de um suporte ou serem extraídos para que a doença não se espalhe para os dentes vizinhos.

Como prevenir as doenças da gengiva?

Se você já teve uma doença da gengiva sabe que prevenir seu reaparecimento é fundamental, já que a doença pode voltar mais grave. Por isso, a prevenção é crucial. Veja algumas maneiras de prevenir os problemas das gengivas.

Escove os seus dentes ao acordar

Segundo especialistas, enquanto dormimos as bactérias se alojam na região das gengivas. Por isso, fazer uma escovação adequada ao acordar é fundamental para prevenir as doenças da gengiva.

Mas é importante que a higiene seja feita com cremes dentais e escovas adequados a você.

Não esqueça de usar o fio dental

Enquanto a escovação remove os restos alimentares da superfície do dente, o fio dental elimina os alimentos presentes entre os dentes. Por isso, passe o fio dental entre os dentes da maneira como o cirurgião-dentista ensinar. O fio deve “abraçar” todo o dente de baixo para cima.

É importante que você entenda que essa rotina de higiene não evita apenas a gengivite, mas também a cárie, mau hálito e outros problemas bucais.

Frequente o dentista periodicamente

A frequência que você deve visitar o seu dentista para um check-up depende da sua saúde bucal. Algumas pessoas precisam ir a cada seis meses, enquanto outras a cada quatro meses e há até quem deva ir de dois em dois meses, como as pessoas que tiveram periodontite em estágio mais grave.

Se você acha que pode estar com alguma doença da gengiva e mora em Goiânia e região, saiba que a Barini Ortodontia trata das doenças periodontais.

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta