fbpx

Dentista infantil: a odontopediatria é o futuro do sorriso, entenda o porquê.

Muitos pais não dão a devida atenção aos dentes da criança e acabam acreditando que levar os filhos ao dentista infantil não é necessário, a não ser que eles sintam dor, ou seja, que tenha aparecido uma cárie ou que algum dente está nascendo e causando dor. É claro que esse pensamento não é tão comum hoje em dia como era antigamente, mas o fato de os dentes de leite serem “provisórios” pode fazer com que algumas pessoas adiem a ida ao dentista pediatra. 

Neste post, vamos mostrar por que a odontopediatria é o futuro do sorriso, quando as idas devem começar, como deve ser a higiene bucal da criança, e a grande importância de levar a criança ao dentista infantil, como na Barini Kids, por exemplo, o espaço da Barini Ortodontia em Goiânia que é totalmente dedicada às crianças. Continue lendo. 

Por que o dentista infantil (odontopediatra) garante o futuro do sorriso? 

Como mencionamos anteriormente, a saúde bucal infantil não deve ser menosprezada. Isso porque, os cuidados com o interior da boquinha dos pequenos ajudam a evitar muitos problemas bucais no futuro. E é função do dentista infantil cuidar dos dentes e das gengivas, além de examinar o céu da boca e também a garganta da criança. 

Por tudo isso, a odontopediatria é considerada o futuro do sorriso, pois quanto mais cuidados forem dispensados à saúde bucal da criança, mais chances de elas se tornarem adultos com sorrisos lindos. Ao ler quais são as funções do dentista pediatra, você entenderá melhor a importância dessa especialidade. 

Funções do dentista pediatra.

  •        A odontopediatria é a área da odontologia que possui diversos objetivos, são eles: 
  •        Acompanhar o desenvolvimento dos dentes; 
  •        Ensinar aos pequenos (e aos seus pais) a maneira correta de fazer a higiene bucal; 
  •        Fazer a profilaxia periódica nos dentes de leite (limpeza e observação quanto à presença de cáries e outros problemas orais como o sapinho, problema comum causado por fungos); 
  •        Acompanhar os dentes de leite dente (decíduo) serem substituídos pelos dentes permanentes — pode haver intercorrências nessa troca, e, assim, a necessidade da intervenção (ou apenas observação) do dentista infantil. 
  •        Intervir na posição dos dentes. Essa tarefa é do ortodontista que pode observar a necessidade do uso de aparelho dentário mesmo quando a criança tem dentes de leite. Pois, muitas vezes, se não forem corrigidos podem propiciar que os dentes permanentes nasçam na posição incorreta; 
  •        Observam a presença de bruxismo infantil. Trata-se do ranger dos dentes na infância, problema que, muitas vezes, é causado por questões emocionais. O transtorno deve ser observado o quanto antes, para que o ranger dos dentes não desgaste o esmalte dental, a superfície do dente, nem tampouco cause pequenas fraturas nos dentinhos (em casos mais graves). 

Peculiaridades da dentição infantil.

Você sabia que os pequenos têm menos dentes que os adultos? Sim, enquanto nós temos 32 dentes (incluindo os dentes do siso), as crianças têm apenas 20 dentes, sendo 10 na arcada superior e 10 na inferior. Esse fato é facilmente compreensível, pois a boca das crianças é muito menor do que a dos adultos. 

Outra curiosidade é quanto ao nascimento dos primeiros dentinhos. Eles começam a irromper por volta dos seis meses de vida e é muito fácil perceber que os dentes da criança vão nascer. Isso porque, os bebês começam a levar as coisas à boca para mordê-las, choram sem motivo aparente, podem ficar com as gengivas vermelhas e levemente inchadas. 

Quando levar a criança ao dentista infantil? 

No item acima, falamos sobre bebês, e pouca gente sabe, mas o momento ideal para a primeira consulta com o dentista pediatra é antes mesmo dos primeiros dentinhos começarem a nascer por volta dos seis a sete meses de idade. 

Essa atitude é importante porque antes o dentista infantil fará as primeiras orientações aos pais com relação à limpeza da cavidade oral do bebê. Isso vai acostumar o bebê ao ato de limpar a boca, evitando com isso a formação de cáries nos dentinhos que começarem a nascer. 

O que esperar da primeira consulta com o dentista pediatra? 

Nessa primeira consulta também serão dadas as orientações com relação aos cuidados que se deve ter com a saúde bucal infantil desde a primeira ida ao odontopediatra e durante muito tempo, até a criança conseguir cuidar dos dentes sozinha. O dentista infantil orientará quanto às escovas e cremes dentais que devem ser usados na higiene bucal das crianças. 

O odontopediatra ainda dará orientações quanto ao que fazer se o bebê sentir incômodos quando com o nascimento dos dentes, como: 

  •        Dar à criança picolé feito com leite materno; 
  •        Oferecer brinquedos próprios para morder; 
  •        Massagens suaves na gengiva (pode ser com os dedos gelados); 
  •        Fazer a massagem shantala; 
  •        Massagem de reflexologia; 
  •        Aplicar compressa fria com algodão embebido em chá de calêndula ou camomila. 

O odontopediatra acompanha a criança até qual idade? 

 Antes de se tornar especialista para o atendimento odontológico infantil, o estudante de odontologia estudou todos os campos da profissão e formou-se cirurgião-dentista. Por causa disso, nada impede que o profissional atenda pacientes de outras idades. Com isso, um adolescente, pode continuar se tratando com seu dentista que o acompanha desde pequeno, afinal, já existe uma relação de confiança entre eles.

Eles ainda conseguem acompanhar as várias mudanças que acontecem com a criança em todas as fases da infância, pré-adolescência e adolescência, tanto as alterações fisiológicas (incluindo a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos) quanto as emocionais. Por outro lado, há dentistas infantis que estudam o desenvolvimento bucal do bebê desde que ele está na barriga da mãe. 

Depois de tudo o que vimos ficou fácil entender porque o dentista pediatra (odontopediatra) é o futuro do sorriso de todas as pessoas, não é mesmo? 

Na Barini Ortodontia, temos um espaço totalmente reservado à saúde bucal das crianças, a Barini Kids. Lá, a visita ao odontopediatra  (dentista infantil) é repleta de diversão e seu filho aprende a cuidar da higiene oral por toda a vida! Agende uma avaliação na Barini Kids. 

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Open chat
Agende Sua Consulta