fbpx

COMO É O TRATAMENTO INVISALIGN?

Tratamento Invisalign

Se você já entendeu o quão diferente e transformador é usar os aparelhos transparentes do sistema Invisalign para alinhar seus dentes, certamente almeja procurar um profissional para fazer os alinhadores ortodônticos. Então, você precisa saber que, para utilizar essa tecnologia inovadora, é preciso que o dentista seja credenciado pela empresa Invisalign.

Entenda o porquê dessa necessidade, ou seja, sua importância durante e após o uso do aparelho invisível e como é o tratamento com Invisalign!

Qual a frequência das consultas com o dentista credenciado Invisalign?

Primeiramente, ressaltamos que é importante fazer o tratamento com um dentista credenciado Invisalign, isso porque só ele estará usando o verdadeiro aparelho Invisalign, da empresa que desenvolveu o aparelho invisível transformador. Além disso, o ortodontista credenciado recebe toda a capacitação necessária para realizar o tratamento desde o escaneamento oral até sua conclusão final.

Diferentemente dos aparelhos ortodônticos tradicionais, em que as consultas para ajustes dos aparelhos são semanais do início e depois mensais, a visita ao ortodontista credenciado Invisalign ocorre apenas a cada seis a oito semanas — ou seja, pode ser que você vá ao dentista apenas de dois em dois meses.

Isso porque, o tratamento é completamente personalizado e, desde a documentação, a movimentação dos seus dentes já é previsível. Além disso, a maioria das consultas são rápidas.

Isso é possível porque você recebe um conjunto de aparelhos invisíveis para serem usados por um certo período de tempo e seu retorno é para que seu dentista veja como está a evolução do posicionamento dos seus dentes e também para te entregar um novo conjunto de alinhadores Invisalign para serem usados por igual período.

Como é o tratamento Invisalign?

Após confecção de todos os conjuntos de alinhadores, começará o seu tratamento propriamente dito. Mas você pode estar se perguntando: “o que acontece exatamente durante o tratamento” com Invisilign? Saiba nos tópicos a seguir:

Qual é a frequência de uso do aparelho Invisalign?

Para que o tratamento Invisalign surta o efeito esperado por você — dentes alinhados e um sorriso perfeito todas as ocasiões, inclusive as especiais — é preciso que você permaneça com os alinhadores durante todo o dia e a noite também.

>>> Saiba o que é Invisalign

É claro que, por ser um aparelho totalmente móvel, você poderá tirá-lo da boca quando for se alimentar. E logo após as refeições, ou quando comer doces ou algo que deixe os dentes com restos alimentares impregnados, será necessário escovar os dentes e limpar os alinhadores da forma como o seu dentista recomendar.

Preciso usar o Invisalign durante eventos sociais?

Sim. Isso porque, o efeito de movimentação dos dentes acontece durante todo o tempo de permanência com o aparelho invisível. Mas não precisa se preocupar com isso, pois os alinhadores Invisalign são praticamente imperceptíveis. Dessa forma, você pode ser você mesmo sem ter que disfarçar o sorriso durante o tratamento Invisalign.

No entanto, em ocasiões especiais você pode ir sem o aparelho móvel, bastando tirá-los antes do evento, mas é preciso recolocá-los após seu término.

Posso continuar o tratamento Invisalign enquanto me exercito?

Sim, você pode. Isso porque, como os alinhadores são feitos de forma totalmente personalizada (com recorte perfeitamente alinhado com a sua gengiva), você que tem uma vida ativa pode usar o aparelho invisível sem precisar temer que ele machuque sua boca — o que pode ocorrer com vários outros tipos de aparelho.

Como é a higienização do aparelho transparente?

Se escovar os dentes com a presença dos incômodos braquets do aparelho fixo é demorada e, muitas vezes, difícil de ser feita, com o tratamento Invisalign isso é coisa do passado. A higiene oral é facílima de manter, já que os alinhadores são removíveis, o que permite escovação dental e uso do fio dental da maneira que sempre escovou.

Também é necessário higienizar o aparelho antes de recolocá-lo na boca após a refeição, antes de dormir e ao acordar. Para limpá-lo, use uma escova de dentes com cerdas macias, água e um pouco de quantidade de creme dental. Você pode escovar a área externa dos alinhadores enquanto eles ainda estão em sua boca. A seguir, remova-os para escovar a parte interna. Enxágue seu aparelho invisível com água após cada limpeza.

É importante ressaltar que não se deve usar limpadores de dentadura nem enxaguantes bucais para limpar e higienizar os alinhadores, pois tais produtos podem danificar a superfície do alinhador, que pode ser tornar opaco e mais visível.

Quando verei os resultados do tratamento Invisalign?

Muitíssimo diferente dos aparelhos convencionais, o tratamento Invisalign pode lhe dar resultados visíveis logo a partir do primeiro mês de uso. Isso é devido à sua alta tecnologia, Align Technology, pautada em uma engenharia que alia vários softwares tecnologicamente avançados.

Com isso, um tratamento ortodôntico que antes durava até três anos, pode ser concluído em apenas seis meses ou até um ano. Muitas vezes o tratamento termina em cerca de aproximadamente nove meses.

Tratamento Invisalign: antes e depois

Quando o seu tratamento Invisalign terminar, haverá uma consulta de finalização, em que você poderá ver a diferença dos seus dentes (agora alinhados) para como eles eram antes de começar a usar os alinhadores.

Nessa consulta, o dentista faz um raio-x e tira fotos do seu sorriso para comparar o posicionamento da raiz dos dentes, antes e o depois do tratamento Invisalign.  É nesse momento que todos, paciente e dentista, se sentem satisfeitos com os incríveis resultados.

Tratamento Invisalign: como funciona a manutenção do resultado?

Uso de retentores

Assim como qualquer outro tipo aparelho dental, com o Sistema Invisalign, o tratamento não acaba quando termina, ou melhor, não acaba totalmente. Isso porque, após o fim do uso dos alinhadores é bastante provável que você precise usar retentores para garantir que a nova posição de seus dentes seja mantida.

Tal necessidade é devida à própria fisiologia do nosso corpo, mais especificamente dos ossos da nossa dentição, que são programados geneticamente para deixar os dentes de uma certa maneira na boca. Assim, mesmo que eles passem a ficar em um local esteticamente mais bonito e com melhor funcionalidade, eles “teimam” em querer voltar ao local de origem, exatamente como eram.

Mas não é isso que você, a Barini ortodontia e nem a Invisalign desejam. Todos queremos que os seus dentes fiquem alinhados em suas novas posições, por isso a necessidade dos contentores.

Visitas ao dentista

Mesmo após o final do tratamento invisalign será necessário continuar visitando o seu dentista. Mas isso não é motivo de preocupação, pois as idas ao profissional serão bem menos frequentes, em geral, a cada seis meses.

Nessas consultas de retorno são feitas avaliações do tratamento, que inclui avaliação do estado do retentor, além de tirar fotos para acompanhar se tudo está conforme o planejado.

Lembre-se, o resultado do tratamento Invisalign depende de o paciente seguir todas as orientações fornecidas pelo ortodontista, incluindo voltar às consultas de rotina.

Agora que você já sabe da importância de o dentista ser credenciado pela empresa que inventou o melhor aparelho móvel invisível e como é o tratamento Invisalign, conheça a tecnologia por trás do aparelho invisível.

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontia
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta
Powered by