fbpx

CAMPANHA JULHO LARANJA

Campanha julho Laranja - Barini Ortodontia

A campanha Julho Laranja foi criada com a finalidade informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces e também a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares).

O principal público são as crianças. Mas também estão incluídos nesse os pré-adolescentes e adolescentes que não tiveram acesso a tratamentos odontológicos e ortodônticos corretamente na infância.

Segundo a Dra. Aline Peres, cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria, a primeira visita ao dentista deve ser ainda enquanto bebê, mesmo antes do surgimento do primeiro dente, pois as orientações de higienização da cavidade oral, devem ser passadas aos pais ou responsáveis para evitar o desenvolvimento de cáries e outras doenças que acometem a boca.

Ainda na primeira infância, antes da troca dos dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes, o odontopediatra deve realizar o diagnóstico de má oclusão, e o uso do aparelho ortodôntico pode se fazer necessário. O quanto antes forem tratadas as más oclusões, melhores serão os resultados, evitando assim o crescimento inadequado dos ossos e dos músculos da face, deglutição atípica e interposição inadequada da língua.

Uma pesquisa realizada em 2010 sobre ocorrências de má oclusão, mostrou que aproximadamente 86% das crianças, entre 6 e 10 anos, tem algum problema de oclusão dentária. Segundo a pesquisa, a prevalência desses problemas de oclusão, são superiores que as lesões de cáries e perda dentária precoce.

A pesquisa ainda mostrou que cerca de 73% dos casos poderiam ter sido tratados com a ortodontia preventiva. Nesse cenário, cabe ao ortodontista e o cirurgião-dentista, trabalhar na prevenção do desenvolvimento da oclusão.

As principais más oclusões em crianças são: mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, mordida profunda e atresia maxilar. É preciso identificar o agente causador dessa má oclusão e sentir se a criança tem maturidade para colaborar com o tratamento precoce.

Apneia do Sono

Engana-se quem acredita que o trato ortodôntico é somente sobre a correção dentária e estética. A má oclusão causa diversos outros distúrbios que afetam diretamente a saúde e o bem-estar das crianças.

Neste cenário, por exemplo, o ortodontista atua auxiliando o tratamento do distúrbio do sono e da respiração oral. Essas irregularidades afetam diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em desenvolvimento. O ronco durante a infância, não deve ser visto com naturalidade ou de forma cômica, assim como com episódios de apneia do sono.

A apneia obstrutiva do sono resulta em sonolência diurna, falta de concentração com baixo rendimento escolar e estresse. Esses sintomas são muitas vezes confundidos com a Síndrome do Déficit de Atenção, que leva a criança a passar por um tratamento equivocado. Aparelhos ortopédicos, por exemplo, podem tratar a apneia obstrutiva do sono e seus sintomas de forma simples, econômica e sem efeitos colaterais, sem colocar a saúde da criança em risco.

Bullying

A campanha leva em consideração também a promoção da autoestima e bem-estar psicológico emocional, pois além da saúde bucal, é essencial à saúde integral. Pesquisas recentes mostraram que alterações bucais como espaços exagerados entre os dentes, ausência de dentes e a má oclusão, são motivos recorrentes de bullying entre crianças e adolescentes.

Sabe-se que o bullying causa diversas consequências negativas e contribui diretamente para o desenvolvimento de doenças emocionais e psicológicas, que levam ao isolamento, baixo rendimento escolar, desanimo, crises de ansiedade entre outros quadros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu metas para a promoção de saúde mental com estratégias preventivas. Instrumentos utilizados pela OMS que mensuram a qualidade de vida dos indivíduos, atestaram que o tratamento ortodôntico, melhora os índices de qualidade de vida e bem-estar de saúde mental de crianças e adolescentes.

Por isso é fundamental que as crianças façam as consultas regularmente ao dentista e ao ortodontista, mesmo que ainda não tenham nascido os dentes. Além de criar um hábito saudável, influência diretamente nos cuidados da saúde bucal para o resto da vida, prevenindo diversos distúrbios odontológicos na adolescência e na fase adulta.

Mas a Dra. Aline Peres ressalta que é fundamental que na primeira consulta ao dentista, a criança sinta-se confortável e segura durante todo o tempo, para que ela consiga se adaptar ao ambiente e ficar familiarizada com o profissional, de forma que não desenvolva nenhum trauma que dificulte os cuidados com a higiene bucal e possíveis tratamentos no futuro.

A Barini Odontologia conta com um espaço totalmente dedicado aos cuidados da saúde bucal das crianças.  A Barini Kids tem excelentes profissionais e uma estrutura preparada para trazer o conforto, segurança e diversão para as crianças.

 

Dr. Pedro Barini

Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta