fbpx

Benefícios do aparelho autoligado

Nos tempos atuais, a tecnologia atinge cada vez mais todas as áreas da saúde, inclusive da odontologia. E todos ganham com isso: os ortodontistas, os desenvolvedores das novidades e, principalmente, os pacientes, que sentem “na boca” (alusão a sentir na pele) os benefícios das novas tecnologias odontológicas. Neste post, vamos conferir os benefícios do aparelho autoligado para uma completa correção dos seus dentes, confira!

O que é aparelho ortodôntico autoligado?

O aparelho auto ligável é a tecnologia mais avançada para tratamentos ortodônticos com aparelho fixo. Isso porque, ele elimina a necessidade do uso das “borrachinhas coloridas” (ligaduras elásticas). Em vez delas, os fios do arco ortodôntico são ligados a bráquetes modernos, que vêm com estruturas que prendem o fio com um clique.

Com isso, ocorre uma diminuição considerável do atrito entre o bráquete e o fio do aparelho, permitindo que o dentista utilize forças mais leves sobre os dentes e, assim, o fio fará sua função com mais liberdade, permitindo resultados mais rápidos e eficientes a cada fio que for utilizado.

Quais são os benefícios do aparelho autoligado?

No tópico anterior, você já pode ver algumas das vantagens do aparelho ortodôntico autoligado. Confira agora, todos os benefícios do aparelho ortodôntico autoligado.

Maior movimentação dos dentes sem muito atrito.

O arco ortodôntico e a tampa dos bráquetes são feitas de metal, fazendo com que o atrito entre elas seja menor, garantindo uma movimentação dos dentes maior e com menos traumas.

Com isso, o aparelho é mais eficiente, sobretudo em tratamentos que requerem maior expansão da arcada dentária, como quando a mordida é cruzada, os dentes são desalinhados, os dentes estão desalinhados, há dificuldade de engolir, etc.

Tratamentos mais curtos.

A movimentação mais fácil ainda é capaz de diminuir o tempo do tratamento. Essa é uma grande vantagem, já que vários pacientes encontram no aparelho autoligado uma opção mais rápida com a mesma qualidade.

Mas quanto mais rápido é o tratamento? Um estudo publicado em 2014 mostrou que tratamentos feitos com aparelhos ortodônticos auto ligados foram cerca de 24,12% mais rápidos (em média até sete meses a menos) do que os realizados com os aparelhos tradicionais. A rapidez é observada, principalmente nas fases iniciais de nivelamento e nivelamento dos dentes.

Tratamento menos doloroso.

Graças ao menor atrito entre os bráquetes e o arco ortodôntico (fio), a força que o aparelho precisa fazer para movimentar os dentes é cinco vezes menor do que a necessária com o aparelho tradicional. Esse é um grande benefício do aparelho auto ligado para o paciente, já que quanto menor a força requerida para produzir o mesmo resultado, menos dor o paciente sentirá.

Além disso, como a força é gradativa e a tensão é menor, bem como o formato do bráquete ser menor e mais arredondado, o dano à mucosa bucal também é consideravelmente menor (ou inexistente), o que também em alguns casos contribui para a menor sensibilidade do paciente.

Maior possibilidade da preservação dos dentes.

No aparelho autoligado, a necessidade de extrações dentárias também costumam ser menos frequentes, já que o aparelho viabiliza uma maior expansão das arcadas dentárias.

Além disso, quando o cirurgião-dentista conhece bem a técnica, o aparelho autoligado costuma dispensar o uso dos expansores que, algumas vezes, são colocados no céu da boca.

Mais higiênico.

Pelo fato de não ter as borrachinhas elásticas, o aparelho auto ligado é naturalmente mais higiênico. Isso porque as ligaduras elásticas dificultam a limpeza dos dentes e do aparelho, já que elas acumulam resíduos alimentares favorecendo o aparecimento de placa bacteriana, tártaro e a formação de cáries.

Ele ainda evita que, durante a limpeza, as borrachinhas rasguem e, com isso soltem os arcos ortodônticos do aparelho, o que comprometeria a eficiência entre as consultas, prolongando o tratamento.

Mais estético.

A discrição que a falta das borrachinhas e os bráquetes translúcidos e menores trazem ao aparelho autoligado, fazem com que ele apresente melhor estética. O aparelho autoligado estético é um grande diferencial para os pacientes adultos.

Diferencias do aparelho autoligado.

Você viu que o aparelho ortodôntico autoligado tem vários benefícios. Finalizamos informando que é fundamental entender que o aparelho sozinho é incapaz de promover diferenças entre as técnicas, sendo a experiência do ortodontista em planejar todo o atendimento do tratamento do paciente e estar sempre focado nas ações que geram um melhor resultado no melhor tempo de tratamento possível.

Por fim, vale ressaltar que os cuidados com a limpeza bucal e com a alimentação das pessoas que utilizam o aparelho auto ligável são as mesmas que quem usa o aparelho tradicional deve ter:

  •         escovação diária com escova comum extra macia;
  •         escova tufo;
  •         fio dental próprio para quem usa aparelho.

Além disso, é fundamental sempre observar o que se come, já que alimentos os duros e também os pegajosos podem danificar o aparelho.

Agora que você conhece os benefícios do aparelho autoligado, conheça também todos os BENEFÍCIOS DA ORTODONTIA NA INFÂNCIA E NA VIDA ADULTA

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

 

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta