fbpx

BENEFÍCIOS DA ORTODONTIA NA INFÂNCIA E NA VIDA ADULTA

Ortodontia

Corrigir a posição dos dentes e ossos dos maxilares mal posicionados é a função da Ortodontia. Pouca gente sabe, mas a especialidade dedicada a colocar aparelho dentário nos dentes está totalmente ligada à saúde bucal e como dizem que a saúde começa pela boca, a ortodontia está relacionada à saúde do corpo como um todo. Como a grande maioria das pessoas não nasce com os dentes completamente alinhados, ou, pior, nascem muito tortos, a ortodontia beneficia praticamente todas as pessoas.

Agora que você já conhece a importância da ortodontia, precisa conhecer quais são os benefícios da ortodontia na infância e na vida adulta. Assim, neste texto, você saberá tudo o que a ortodontia proporciona para a sua saúde e qualidade de vida. Acompanhe!

Agora, você de fato conhece os benefícios da ortodontia? Saiba exatamente o que os aparelhos dentários proporcionam de qualidade e de saúde para a sua boca e para a sua vida!

Diminuição das cáries

Com os dentes alinhados fica mais fácil fazer a higienização bucal. Você notará que passará o fio dental nas duas arcadas dentárias em bem menos tempo do que passava quando seus dentes estavam tortos, sobretudo naqueles que eram muito juntos ou parcialmente sobrepostos.

Vale lembrar que, enquanto estiver usando o aparelho, usar o fio não será tão simples, mas existem soluções no mercado que ajudam nessa tarefa — seu ortodontista indicará as melhores para você. Ademais, o que são poucos meses ou um ou até três anos de uso de aparelho dentário para quem depois terá uma vida toda fazendo a limpeza bucal correta e com maior facilidade de rapidez?

Prevenção de dores de cabeça

Os dentes desalinhados podem causar fortes dores de cabeça. Isso acontece devido à movimentação da mastigação, que fica incorreta. O alinhamento dos dentes propiciado pelo aparelho dental permite uma mastigação correta, evitando dores de cabeça dessa natureza.

Cabe ressaltar que pessoas que têm bruxismo podem ter dor de cabeça ainda mais intensa, pois, durante a noite, rangem e apertam os dentes desalinhados ou mal ocluídos.

Gengivas saudáveis

Dentes desalinhados podem machucar as gengivas, ou devido ao seu posicionamento que a fere ou por causa da dificuldade do momento da escovação. Portanto, o aparelho dentário beneficia as gengivas, evitando problemas como tártaro e gengivite, por exemplo.

Dentes mais saudáveis e bonitos

Além do aparecimento de cáries e gengivite, os dentes desalinhados causam desgaste excessivo devido ao seu contato constante com os outros dentes ao redor, deixando-os desgastados o que pode causar sensibilidade dental e manchas brancas (devido à perda de cálcio). O uso do aparelho nos dentes fortalece a dentição, evitando o desgaste dental.

Melhora o hálito

Quando você não tem cáries e está com as gengivas saudáveis, o hálito também tende a melhorar muito. Isso porque, as gengivas não sangrarão, deixando o hálito bucal com seu odor natural. Mesmo quem nunca teve halitose (mau hálito), poderá sentir um maior frescor na boca.

Evita problemas gástricos

Sim, o uso do aparelho dental também pode evitar problemas gástricos. Esse efeito é indireto e funciona assim: os dentes desalinhados prejudicam a mastigação e, com isso, os alimentos chegam ao estômago sem estarem completamente triturados. Isso pode causar uma má digestão, que pode levar a problemas gástricos.

Melhora a respiração

A respiração de quem dentes muito desalinhados e alterações nos ósseos, no maxilar e na mandíbula pode ficar comprometida, o que interfere na saúde como um todo. O uso do aparelho dentário melhora a respiração, o que influencia na qualidade do sono, bem como melhora o rendimento nas atividades físicas. Um atleta, por exemplo, pode se beneficiar muito com a ortodontia.

Melhora na dicção

Assim como na respiração, os dentes desalinhados e os problemas na base óssea podem atrapalhar na dicção. Este é um dos benefícios da ortodontia. Alinhar os dentes de tal forma que até a nossa dicção melhora. A dicção é a forma como nós articulamos para pronunciar as nossas palavras.

Melhora a autoestima

Esse benefício do aparelho ortodôntico é inegável e o que é notado por todos à sua volta assim que tira o aparelho fixo ou o aparelho Invisalign. Com os dentes alinhados, o sorriso fica bonito e você sorri com mais confiança e facilidade — melhorando a autoestima e fazendo-o parecer mais simpático. Essa melhora será refletida nos relacionamentos, no trabalho e no estudo.

Visual de cinema

Em alguns casos, a melhora da aparência é tão significativa — quando a pessoa já tem traços faciais belos — que sua beleza e/ou seu sorriso ficam dignos de cinema ou comerciais de produtos para higiene bucal.

Isso acontece porque não é somente a posição dos dentes que muda. Ou seja, você pode até não notar em um primeiro olhar, mas a simetria facial também é corrigida e o sorriso se torna mais harmônico. Com isso, sua imagem é valorizada ganhando evidências nas fotos e filmagens.

Benefícios do aparelho dentário na infância

Se colocado na primeira infância, o aparelho ortodôntico realinha os dentes de leite e os ossos que os sustentam. Com isso, evita que os dentes permanentes nasçam tortos. Além disso, será evitado o aparecimento de cáries nos pequenos, já que a escovação e passagem do fio será facilitada.

Se as crianças não costumam mastigar direito, imagina como é com dentes desalinhados? Assim, a mastigação também será mais fácil com os dentes alinhados. Já a melhora na dicção e no visual poderá, inclusive, evitar casos de bulliyng na escola.

Já as dores de cabeça na infância, que muitas vezes são associadas a dificuldades de enxergar a lousa ou as palavras nos livros, podem ter um outro diagnóstico (se o primeiro for descartado): dentes desalinhados, associados ou não ao bruxismo. Por fim, uma criança autoconfiante se transformará em um adulto idem e com boa auto estima.

As crianças ainda podem fazer o tratamento ortodôntico e se divertir, basta conversar com o dentistas sobre as opções de cores do aparelho dentário, além das famosas borrachinhas coloridas!

>> Saiba mais sobre odontopediatria na página Barini Kids!

Benefícios do aparelho dentário nos adultos

Os adultos são agraciados com todos os benefícios citados, mas os que mais impactam psicologicamente falando é a melhora na autoestima, no hálito, na dicção (pessoas que usam da oratória no trabalho) e na estética (pessoas que trabalham com o público). É claro que os benefícios que se relacionam com a saúde são os que trarão mais benefícios à pessoa.

Viu como a ortodontia traz vários benefícios para a saúde e para a aparência? Tudo isso obtido com um simples realinhamento dos dentes através do uso do aparelho dental.

E você, quer obter os benefícios da ortodontia colocando aparelho dentário? Então, não espere mais, entre em contato agora mesmo!

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontia
CRO-GO 3286

 

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta