fbpx

Aparelho ortodôntico de policarbonato: opção estética para o tratamento ortodôntico?

Braquete de policarbonato

É muito comum ver pessoas investindo em um aparelho de policarbonato como forma de reduzir os impactos estéticos negativos do uso de aparelhos. Mas será que essa é a melhor alternativa que existe no mercado?

Aqui vamos responder a essa pergunta, explicar o que é o aparelho ortodôntico de policarbonato e indicar outras opções disponíveis no mercado. Confira!

O que é o aparelho de policarbonato?

“Em linhas gerais, podemos definir esse tipo de aparelho fixo como um mecanismo feito com braquetes de resina plástica de cor opaca, que ajudam a disfarçar o uso do aparelho ortodôntico.”

De fato, as pessoas que procuram esse tipo de método corretivo temem o “sorriso metálico” causado pelos aparelhos convencionais.

É importante dizer também que os aparelhos de policarbonato são os que possuem o menor preço entre os aparelhos ortodônticos mais discretos.

Esses aparelhos foram os primeiros a serem desenvolvidos com uma finalidade estética. A seguir, mostramos quais os benefícios dessa opção. Veja!

Vantagens do aparelho de policarbonato

Braquetes pouco volumosos

Esse tipo de aparelho possui braquetes menos volumosos do que os que encontramos em aparelhos metálicos. As canaletas de metal presentes nos braquetes dos aparelhos de policarbonato não comprometem a estética.

Menor custo

Outra vantagem desses aparelhos é o fato de ele ter um preço mais acessível do que outros modelos, como os de porcelana.

Benefícios estéticos

Os aparelhos de policarbonato reduzem o impacto estético do tratamento corretivo, evitando efeitos negativos sobre a autoestima dos usuários.

Desvantagens do aparelho de policarbonato

Embora possam propiciar alguns benefícios, os aparelhos de policarbonato também podem apresentar algumas desvantagens, tais como as que apontamos a seguir.

São frágeis

Se comparados aos aparelhos metálicos convencionais, os aparelhos de policarbonato são bem mais frágeis. De fato, eles estão mais sujeitos a desgastes em um tempo menor e quebram com mais facilidade.

Ficam amarelados com o tempo

A resina plástica dos aparelhos de policarbonato fica amarelada com o passar do tempo. Essa mudança pode ocorrer de maneira ainda mais rápida nos casos de usuários que costumam tomar café e refrigerantes ou que são fumantes.

Braquetes maiores do que de outros modelos

Entre os modelos de aparelhos estéticos, os de porcelana são os que apresentam os maiores braquetes.

Outras opções de aparelho fixo estético

Agora que você já sabe o que são os aparelhos de policarbonato e o que eles podem oferecer, vamos indicar outras opções disponíveis para quem deseja disfarçar o uso do aparelho.

Nos tópicos a seguir, mostramos duas das melhores alternativas de aparelhos fixos estéticos do mercado: o de porcelana e o de safira. Acompanhe!

O aparelho de porcelana

Esse tipo de aparelho estético é bem mais discreto do que o de policarbonato, possuindo braquetes bem menores.

Ademais, os aparelhos de porcelana não sofrem desgastes com o tempo, mantendo a cor leitosa durante toda a sua vida útil. Dessa forma, não há o comprometimento estético da peça.

Esses aparelhos também apresentam vantagens em relação aos de policarbonato no quesito resistência. De fato, os de porcelana são tão resistentes quanto os aparelhos convencionais de metal.

Não se pode esquecer de dizer que esses aparelhos reduzem de maneira significativa os incômodos causados pelo tratamento. Isso porque os movimentos realizados por eles são mais sutis, o que diminui dores e desconfortos.

O aparelho de safira

Com toda a certeza, o aparelho de safira é o campeão no quesito discrição. Os braquetes desse aparelho é feito a partir de monocristais de safira, um material semelhante ao vidro,

Esse material é translúcido, tornando o aparelho quase imperceptível. Além disso, os braquetes do equipamento de safira são bem pequenos.

Outra vantagem desse tipo de aparelho é o fato de ele não ter sua cor alterada com o passar do tempo.

Além disso, os aparelhos de safira são mais resistentes do que os de policarbonato e porcelana, não sofrendo quebras e deslocamentos com facilidade. De fato, os monocristais de safira é um dos materiais mais resistentes que existe.

No quesito conforto, esse aparelho é ainda melhor do que o de porcelana. Isso porque eles exercem uma força menor para realizar os movimentos ortodônticos.

O aparelho autoligado

Outro detalhe que costuma causar um efeito estético indesejado no uso de aparelhos ortodônticos são as borrachinhas.

Uma forma de evitar isso é optar pelos aparelhos autoligados. Esses aparelhos têm como vantagem o fato de os fios do arco ortodôntico serem fixados diretamente nos braquetes.

Além disso, esse mecanismo traz uma série de outras vantagens aos usuários, tais como as seguintes:

  • Evita o aparecimento das ligas, que muitas vezes ficam manchados com o tempo;
  • Propicia maior movimentação ortodôntica sem aumento do atrito;
  • Redução do tempo de tratamento;
  • Mais facilidade na limpeza.

O sistema autoligado pode ser adotado em vários tipos de aparelhos, tanto convencionais como estéticos.

Aparelho de policarbonato, porcelana e safira: qual o melhor?

À essa altura, você já deve ter percebido que os aparelhos de porcelana e safira são opções mais indicadas do que os de policarbonato.

De fato, eles apresentam uma vida útil maior, além de serem mais resistentes e não ficarem manchados com o tempo.

Além disso, são muito confortáveis e eficientes, reduzindo os incômodos e o tempo de tratamento.

No que diz respeito aos preços, os aparelhos de safira e porcelana têm valores superiores aos de policarbonato.

Por outro lado, pagar um pouco mais por eles pode evitar trocas prematuras por quebras ou manchas.

Embora seja mais barato, os aparelhos estéticos de policarbonato são mais frágeis e suscetíveis a deslocamentos.

“Mas, afinal, qual a melhor opção: porcelana ou safira? Bem, se você procura pela melhor relação custo-benefício, indicamos o aparelho de porcelana. Para as pessoas que buscam pelo máximo de discrição, indicamos os aparelhos de safira.”

Aparelho de policarbonato: o barato pode sair caro!

Para concluir, podemos afirmar que não é recomendado optar por esse tipo de aparelho caso você possa pagar um pouco mais pelas opções em porcelana ou safira.

Isso porque o aparelho de policarbonato é frágil e se desloca maior facilidade. Além disso, ele pode ficar manchado com o passar do tempo, o que pode causar um impacto estético negativo. Fique ligado!

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta