fbpx

Aparelho móvel infantil

Aparelho infantil móvel pode ajudar a previnir problemas futuros

Um aparelho móvel infantil pode ser a saída para diversas questões dentárias em crianças e também serve para prevenir futuros problemas. 

Geralmente, o aparelho infantil é indicado para crianças de 5 a 10 anos, visto que, desde pequenos já podem apresentar problemas na arcada dentária.  

Neste artigo será apresentado informações sobre o aparelho móvel infantil e como este pode servir para evitar problemas dentários para o seu filho. 

Aproveite e boa leitura! 

O que é um aparelho móvel infantil 

Aparelho móvel infantil são os modelos encaixados na boca que podem ser removidos pelo paciente a qualquer momento ao longo do tratamento. 

Por conta dessa característica, o tratamento pode ser comprometido, uma vez que, caso a criança não utilize da forma correta, perderá sua eficácia. 

Ainda assim, este é um dos melhores modelos de aparelhos infantis, uma vez que, para os pequeninos é mais confortável utilizar e acostumar com um aparelho móvel, do que com um aparelho fixo, que pode gerar cortes e dores ao longo do tratamento.  

Para que serve um aparelho móvel infantil 

Apesar que sua eficácia poder ser comprometida ao depender da utilização correta do aparelho, este pode se provar um grande aliado para tratar de consertos bucais menores. 

O aparelho móvel tem o objetivo de realizar pequenas movimentações dentárias e reorganizar as funções da boca, como a deglutição, respiração, fala entre outras. 

Mas, pode-se dizer que seu principal efeito é no desenvolvimento da arcada dentária. Por isso, usá-lo em idades menos avançadas acaba sendo tão efetivo e o mais recomendado. 

Vale ressaltar, ainda, que o aparelho móvel também é utilizável por pessoas mais velhas, para auxiliar na fixação final, após o uso do fixo. 

Quais os tipos de aparelho móvel infantil 

Existem diversos tipos de aparelhos para criança. Cada um destes é utilizado para resolver tipos de problema diferente. É fundamental que o dentista avalie o pequenino antes de decidir qual tipo será o melhor. 

Os modelos são: 

Aparelho expansor móvel infantil 

O aparelho expansor é o mais indicado para arcadas dentárias que precisam ser expandidas, uma vez que estas são mais estreitas do que o habitual, fazendo com que a boca não comporte novos dentes e ainda cause alterações na mordida. 

Aparelho infantil personalizado 

Este é, basicamente, o aparelho removível padrão, porém, sua diferença está na parte estética, onde, geralmente, será escolhida alguma imagem referente ao gosto da própria criança para deixar a experiência mais lúdica e divertida.  

Isso acaba incentivando o uso, facilitando que o pequenino lembre de utilizar por conta própria. 

Aparelho móvel infantil para mordida cruzada 

A mordida cruzada se trata de uma alteração na posição dos dentes em que se verifica uma má oclusão na articulação entre os maxilares, dando a aparência de “boca torta” devido ao desvio mandibular que este problema pode causar. 

Este também é um dos problemas possíveis de tratamento através de um aparelho móvel, ao depender de sua gravidade. E se torna ainda mais rápido, quando se trata de uma criança. 

Logo, o aparelho móvel infantil é uma das melhores escolhas para tratar, precocemente, este problema bucal, onde seu efeito é mais rápido e bem visível logo nos primeiros meses após o início do tratamento. 

Aparelho infantil para abrir o céu da boca 

O aparelho infantil para abrir o céu da boca é recomendando quando existem disfunções no céu da boca da criança, sendo uma escolha ainda para casos de mordida cruzada posterior, dentes apinhados e bruxismo

Ainda que ele tenha uma função semelhante ao expansor comum, este é especificamente projetado para um determinado tipo de problema, sendo uma solução eficaz na grande parte dos casos. 

Algumas vantagens de aparelho ortodôntico móvel 

Agora que já conferimos quais são alguns dos aparelhos moveis infantis, que tal conhecer algumas das vantagens de se utilizar um aparelho ortodôntico móvel? 

Ao começar por: 

Melhoria das funcionalidades bucais 

Um dos pontos principais para se colocar um aparelho, seja em um adulto ou em uma criança, é a melhoria das funcionalidades bucais. 

Ao corrigir a mordida, não apenas a estética é impactada, como também a dicção, a mastigação, a fala e até mesmo a respiração, tornando tudo mais harmônico e aumentando a qualidade de vida da pessoa. 

Evita dores de cabeça e de dente 

Com uma mordida correta, menores são as chances de que uma pessoa possa sofrer com dores de dente no futuro, ou ainda com dores de cabeça ocasionadas pelo atrito que é gerado em sua própria arcada dentária. 

Como o aparelho móvel não é apenas uma medida de correção, mas também de contenção. Quanto mais regrado for o uso da criança com este, melhor serão os resultados, evitando diversos problemas com dores que poderia vir a ter no futuro. 

Deixa o sorriso mais bonito 

Por fim, mas não menos importante, entendemos como o sorriso impacta não apenas no visual, como também na própria auto estima individual. 

Quando tratamos deste, ainda que todo o processo possa ser um tanto incomodo no começo, é natural nos sentirmos mais satisfeitos, já que nos permitiremos sorrir de maneira espontânea, sem constrangimento. 

Em alguns casos, estes constrangimentos podem afetar todo desenvolvimento emocional da criança, podendo comprometer sua auto confiança e desencadear traumas. 

Aparelho móvel infantil garante o sorriso do futuro 

Como vimos ao longo do artigo, um aparelho móvel infantil pode ser extremamente benéfico para resolver determinados problemas bucais, principalmente nos primeiros anos da vida de um individuo. 

Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Open chat
Agende Sua Consulta