fbpx

Aparelho lingual: conheça agora mesmo este método e saiba se você pode utilizá-lo

aparelho lingual

Muitas pessoas têm o sonho de ter os dentes alinhados e o sorriso perfeito, e para isso, há a necessidade de recorrer a aparelhos ortodônticos.  

E é justamente aí, que as pessoas desistem, antes mesmo de começar, devido à dificuldade de limpeza, alimentação e também por estética. 

aparelho ortodôntico foi elaborado para corrigir a posição dos dentes, muitas vezes para melhorar a aparência ou por necessidade – como mordida cruzada.  

Atualmente existe uma variedade de aparelhos dentários, e se você deseja usar um que corrija e, ao mesmo tempo, seja discreto, o aparelho lingual é uma ótima pedida. 

Para entender melhor o que é aparelho lingual, suas indicações e vantagens, não deixe de conferir este artigo. Boa leitura! 

O que é o aparelho lingual? 

O aparelho lingual pode ser definido como uma estrutura que é colocada atrás dos dentes. Ele tem a função de corrigir desvios da arcada dentária, no processo de crescimento da dentição. 

Este aparelho é parecido com o modelo que já conhecemos aquele com bráquetes e fio metálico, entretanto há a algumas diferenças. Pois além de ser instalado na arcada interna dos dentes, ele tem um formato diferente do aparelho convencional. O que requer treinamento específico do profissional. 

Se você deseja alinhar os dentes, mas sem deixar o acessório à mostra, esse é o aparelho mais indicado, pois não compromete a sua aparência durante todo o tratamento. 

Existem outros aparelhos que prometem não “atrapalhar” sua aparência, entretanto este é o único aparelho ortodôntico considerado invisível. 

Se você está se perguntando sobre a demora do tratamento com este tipo, saiba que ele dura praticamente o mesmo tempo do tradicional, o aparelho fixo, às vezes um pouco mais rápido, entretanto, a manutenção é mais demorada, devido aos cuidados necessários. 

Como funciona o aparelho? 

O aparelho sublingual funciona praticamente da mesma forma que o aparelho fixo, como dissemos mais acima, é utilizado os mesmos materiaisbráquetes e o fio que sustenta e regula o alinhamento dos dentes.  

A diferença é que o design do aparelho é diferente, justamente para dar mais conforto ao paciente, uma vez que ele é colado na região vestibular dos dentes. 

Lembre-se: sempre opte por profissionais especializados e competentes, já que este tratamento ortodôntico requer muito mais cuidado. 

Como funciona a higienização deste aparelho ortodôntico? 

O processo de higienização bucal é o mesmo, escovar com cuidado e de forma leve a área onde o acessório se encontra. Também deve utilizar o passa fio para auxiliar no uso do fio dental e usar o enxaguante bucal para uma limpeza completa. 

Com os bráquetes, você está mais suscetível a um maior acúmulo de resíduos alimentares, o que contribui para o surgimento de tártaro, cáries, gengivite e entre outros problemas que comprometem o tratamento e a sua saúde bucal. 

Quais são as indicações para o aparelho lingual? 

O aparelho não é indicado para qualquer pessoa que precisa de correção ortodôntica, por este motivo, é necessária a avaliação de um especialista. 

Podemos citar como exemplo a utilização desse aparelho em crianças, que não é indicado, pois, seus dentes ainda estão em formação, tornando o processo um pouco mais delicado e mais caro que o aparelho fixo. 

Geralmente quem opta por este tratamento, são pessoas que não querem que o aparelho interfira na sua aparência e afete a sua autoestima. Principalmente em ambientes de trabalho. 

Profissionais que atuam com o esporte, por exemplo, e precisam da correção ortodôntica, também optam pelo uso do aparelho lingual, já que as chances de machucar são bem menores, pois o aparelho não está em contato com os lábios. 

Quais são as vantagens em utilizar o aparelho lingual? 

É normal achar que este tipo de aparelho incomoda e tem uma série de desvantagens, mas o que temos para dizer a você é que o aparelho ortodôntico lingual tem muito mais vantagens do que imagina. Vamos conferir quais são? 

  • O aparelho fica totalmente escondido na boca, o que contribui com o cuidado com a estética do paciente; 
  • Pode ser utilizado nas duas arcadas, ao mesmo tempo; 
  • O paciente percebe mais fácil a evolução do tratamento, pois os bráquetes estão na parte de trás; 
  • Se precisar fazer algum tipo de tratamento em concomitância ao uso do aparelho é possível, como clareamento e restauração; 
  • Os lábios não ficam para frente, já que o aparelho não encosta nesta região por localizar-se na parte interna da boca; 
  • Por fim, melhora a autoestima do paciente, pois o aparelho ortodôntico é totalmente invisível. 

São muitas vantagens, não é mesmo? Por esses motivos que citamos acima, este tratamento é um dos que mais dão certo e dificilmente as pessoas desistem no meio do caminho, pois o paciente se sente motivado ao perceber o alinhamento dos dentes e também por não ter sua estética prejudicada. 

E quais são as desvantagens em utilizar este aparelho ortodôntico? 

Mesmo com tantas vantagens, como em muitas situações, a utilização desse aparelho pode trazer alguns incômodos ao paciente. 

 Abaixo vamos listar algumas desvantagens do aparelho ortodôntico lingual: 

  • Manutenção mais demorada do aparelho, pois requer mais cuidados que o aparelho convencional; 
  • Surgimento de feridas e machucados na região da língua, por estar em contato direto; 
  • O valor é um pouco mais alto em comparação ao aparelho fixo convencional; 
  • No início o paciente pode ter distorções na fala, pois ao falar a língua encosta na parte de trás dos dentes. 

Apesar das desvantagens, ainda assim são situações contornáveis e com adaptações é possível fazer todo o tratamento. 

Agora que você já sabe como funciona este método de correção ortodôntica, procure conversar melhor com o seu dentista para saber se o aparelho lingual é o tratamento mais indicado para a correção dos seus dentes. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre este assunto? Então confira os 6 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico! 

 

Dr. Pedro Barini
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Open chat
Agende Sua Consulta