fbpx

Ortopedia e Ortodontia pediátrica 

A importância da ortodontia pediátrica

A ortodontia pediátrica pode impedir que seu filho venha a ter diversos problemas bucais ao longo de sua vida, principalmente se for feita de maneira preventiva. 

Sabemos o impacto que o sorriso possui em nossas vidas. Este é capaz de melhorar nossa autoestima e até elevar nosso semblante. Por isso é tão importante preservá-lo desde a infância. 

Sendo assim, neste artigo, apresentaremos para você informações sobre a ortodontia infantil, como esta funciona e os benefícios da mesma para a criança.  

Aproveite e boa leitura! 

 

Ortodontia infantil: o que é? 

A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de maneira inadequada, afetando processos que vão desde mastigação, até a fala do indivíduo.  

Quando falamos da ortodontia aplicada em um cenário infantil, nada mais é que um método para prevenir doenças e má formações futuras, uma vez que, quanto mais novos formos, mais fácil é tratar de uma adversidade em nossa arcada dentária.  

Afinal, não apenas nos recuperamos mais rápido, como também o corpo aceita melhor as mudanças e se adapta de uma maneira acelerada. 

 

Como a ortodontia infantil funciona? 

O funcionamento é bem simples. Um odontopediatra deve realizar uma bateria de exames a fim de avaliar a arcada dentária da criança. Além disso, exames de rotina serão necessários para verificar se tudo está ocorrendo normalmente dentro da boca. 

Caso seja constatado alguma anomalia, é trabalho do dentista informar aos pais quais procedimentos podem ser feito na infância, para evitar que problemas possam ocorrer no futuro. 

Vale ressaltar que estes processos somente podem ser feitos em crianças a partir dos 6 anos de idade, uma vez que, abaixo disso, o incomodo ou um pouco da dor causada pelos tratamentos podem causar certos traumas. 

 

Ortopedia e Ortodontia pediátrica: o que está é capaz de prevenir? 

ortodontia pediátrica é capaz de prevenir uma série de doenças que a criança pode vir a desenvolver, além de, claro, impedir adversidades relacionadas a má formação da arcada dentária, que precisarão de procedimentos estéticos complexos e específicos para serem resolvidos no futuro. 

Esta trata, preventivamente, dos seguintes problemas: 

Cada um destes problemas pode levar a um impacto diferente no futuro, fazendo com que a criança sofra com consequências que podem ser evitadas. 

 

As vantagens da ortodontia preventiva para uma criança 

A ortodontia preventiva possui diversos e variados benefícios para os indivíduos, principalmente quando falamos no caso das crianças, uma vez que podemos consertar os problemas da arcada dentária desde muito cedo. 

Estar ciente da importância destes benefícios facilita a percepção sobre o quanto um tratamento preventivo é importante. A começar por: 

Correção da mordida  

A correção da mordida não é importante apenas para obter um sorriso mais uniforme, onde todos os dentes ficam distribuídos de maneira igualitária.  

Essa previne uma série de adversidades, como problemas de gastrite, sobreposição dentária, identificação de má formação, cáries entre outros problemas que podem ocorrer ao longo da vida do paciente. 

Uma mordida correta também melhora a dicção, a fala, o mastigar e até mesmo a respiração, permitindo que a pessoa tenha um melhor desempenho corporal geral. 

Fora que, em casos onde é preciso implantar um aparelho fixo, o tratamento para modificação e correção de arcada dentária acaba sendo mais eficaz em menos tempo, uma vez que a correção é feita logo nos primeiros anos de vida da pessoa. 

Sendo assim, tratar dos dentes desde os 6 ou 7 anos de idade é algo benéfico, tendo um impacto geral na qualidade de vida e no bem-estar individual. 

 Correção de hábitos prejudiciais 

O tratamento preventivo ajuda na correção, também, de hábitos prejudiciais que os pequeninos podem desenvolver nestes primeiros anos de vida. 

Chupar o dedo, por exemplo, é algo muito comum, mas que pode prejudicar todo o crescimento da arcada dentária, causando deformação e traumatismos dentários. 

Logo, é possível preservar o desenvolvimento bucal através de algumas visitas preventivas, garantindo que a pessoa não tenha de passar por muitos tratamentos dentários complexos em um futuro próximo. 

Higienização bucal 

O bom hábito de uma ortodontia preventiva ajuda a prevenir diversas doenças, como também melhora a higienização bucal como um todo.  

Ainda que com o fio dental e uma boa escovação você já seja capaz de higienizar a boca de maneira correta, existem alguns pequenos resíduos que podem ficar e com o tempo  sairão em um tratamento, com um dentista. 

Impede o comprometimento da fala e da dicção 

Os cuidados corretos para uma dicção mais precisa, facilita a comunicação com outras pessoas. Isso é fundamental principalmente para crianças, já que, quando não tem uma dicção clara, podem ter dificuldade em passar as mensagens desejadas. 

Falando corretamente ficam menos acanhadas e não sentem vergonha em conversar, uma vez que são capazes de transmitir exatamente o que desejam. 

Favorece a autoestima 

O sorriso tem um impacto direto na autoestima do indivíduo. Este simples ato faz muito bem a saúde e ao bem-estar. 

O problema é quando a pessoa se sente constrangida pela forma como sorri ou recebe críticas inadequadas, faz com que esse ato passe a ser um sentimento que gera não apenas desconforto, mas também insegurança e medo. Em uma criança, tais sensações podem comprometer todo o seu psicológico, fazendo com que essa perca, aos poucos, sua habilidade em sorrir. 

Assim, um bom tratamento preventivo irá prevenir problemas dentários que impactará no sorriso do pequenino, e permitirá que este possa sempre se expressar de maneira autêntica, sem temer que outras pessoas o diminuam, garantindo que cresça com auto confiança e autoestima. 

 Um dentista infantil pode ajudar em todo o desenvolvimento de seu filho 

Como vimos ao longo do artigo, fazer a ortodontia preventiva infantil do seu filho pode ajuda-lo de diversas maneiras no futuro, evitando que ele tenha problemas bucais. Não deixe de procurar uma clínica próxima a você hoje mesmo e comece a garantir o futuro da criança! 

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! 

Open chat
Agende Sua Consulta