fbpx

O QUE SABER ANTES DE COLOCAR APARELHO ORTODÔNTICO?

Aparelho Ortodôntico

Colocar aparelho ortodôntico nos dentes é uma decisão que traz várias emoções. E isso é completamente natural, afinal, é algo novo e que traz várias dúvidas. Em alguns momentos — sobretudo quando se trata de crianças — a ansiedade para colocar o aparelho o mais rapidamente possível prevalece. Em outros, surge o receio do que pode acontecer, vai doer? O que eu não poderei comer?

Se você está passando por isso, saiba que essa sensação é normal e acontece com a maioria dos pacientes. Afinal, algo novo vai acontecer com você e será justamente em sua boca.

Para desmistificar essa fase da sua vida que, no final, deixará seu sorriso lindo, preparamos um post com as 7 coisas que você deve saber antes de colocar aparelho ortodôntico. Confira!

1. O tratamento com aparelho ortodôntico é doloroso?

Aqui dividimos a resposta em duas. Primeiro, a pessoa pode desejar saber se colocar aparelho dói. E a resposta é não — a não ser que a pessoa possua um nível extremo de sensibilidade nos dentes, mas para isso o dentista pode encontrar soluções.

Depois, o paciente quer saber se haverá dor durante o tratamento com o aparelho. E a resposta é depende. Isso porque, cada tipo de aparelho e tipo de problema a ser tratado pode provocar uma pressão diferente nos dentes — o que, de fato, causa a dor.

A verdade é que quando o aparelho é fixo, os fios que ligam os brackets são “apertados”, para que haja a movimentação dos dentes. Mas esse ajuste pode ser mais ou menos fraco a depender de vários fatores. Assim, terá dias que você sairá do consultório com mais dor e dias com menos dor.

Alguns dentistas recomendam que no dia das consultas seja feito bochechos com água gelada para aliviar a dor, se estiver extrema. Analgésicos também podem ser prescritos. Contudo, saiba que essa dor não dura mais do que dois dias, ou seja, você ficará o mês inteiro sem sentir mais dores.

2. O tratamento pode ser longo?

Sim. O tratamento ortodôntico pode durar até três anos, mas essa é a exceção. Em geral, o tratamento dura cerca de dois anos. Via de regra, os tratamentos com aparelho podem durar entre oito meses a até três anos.

3. Os dentes podem voltar a entortar?

Infelizmente sim. Isso acontece porque, os dentes têm uma programação biológica para retornar ao lugar onde se posicionaram desde que nasceram. Porém, como isso é previsível. Existem formas de evitar que isso ocorra. É o que o dentista chama de contenção.

Ela pode ser feita com placas (semelhantes àquelas plaquinhas de bruxismo) ou com “ferrinhos” que são colocados unindo alguns dentes pela parte anterior dos dentes. Mas não se preocupe, esse tipo de contenção não causa dor e o paciente se acostuma com ela de tal forma que esquece que ela existe.

4. Terei que deixar de comer alguns alimentos?

Se você adora guloseimas bala de caramelo, do tipo pé de moleque, torresmo, amendoim e castanhas, é essencial que você saiba que após colocar aparelho ortodôntico precisará repensar esse consumo. Isso porque o aparelho tem peças que podem quebrar com facilidade e os alimentos duros e pegajosos podem quebrá-las.

As balas pegajosas precisarão ser abandonadas durante todo o tratamento. Já os outros alimentos podem ser consumidos de outra forma — picados! Isso também vale para a maçã, em vez de morder, pique em pedaços menores e coma, já a cenoura crua, esqueça dela enquanto estiver com aparelho nos dentes.

5. Escovar os dentes com aparelho ortodôntico fixo é difícil?

Fazer a correta higiene bucal usando aparelho ortodôntico fixo, pode ser encarada por muitos como missão impossível. No entanto, ela pode ser mais fácil do que você imagina. Basta prestar atenção nas etapas e, com o tempo, a nova maneira de escovar os dentes será automática.

Primeiramente, a ‘escova ortodôntica’ macia deve ser movida no sentido horizontal, com um movimento de vai e vem e com uma leve inclinação em direção à gengiva. Já a ‘escova interdental’ faz uma limpeza mais completa, pois alcança todos os cantos do aparelho.

Por fim, o ‘fio dental encerado’, que deverá ser usado com um passa fio, que auxiliará na passagem do fio dental. Além disso, nas consultas com o ortodontista, ele verificará a necessidade de uma limpeza mais profunda (em consultório) e o auxiliará com a limpeza diária.

6. Quais são os tipos de tratamento ortodôntico?

Antes de alinhar os seus dentes, o ortodontista pode escolher várias opções de tratamento, que muda conforme o tipo de aparelho. São eles:

Aparelho fixo: Se divide entre o aparelho tradicional com brackets de aço; os aparelhos estéticos em que os brackets se camuflam com a cor dos dentes e o auto-ligável, onde os brackets não necessitam nem de borrachinhas nem de arcos, tornando-o ainda mais discreto.

Aparelho lingual: Neste caso, os brackets ficam colados na parte interna dos dentes do lado da língua.

Aparelho móvel: São usados para manter ou aumentar os espaços naturais que há entre os dentes de leite — por isso são usados em crianças entre seis e 12 anos. Há vários tipos de aparelho removível, podendo ser feito com uma placa de resina acrílica (transparente ou não), contém alguns fios de aço.

Aparelho extra bucal: Menos usado atualmente, na infância ele resolve problemas ortodônticos e de ortopedia facial. É usado antes da colocação do aparelho fixo.

Alinhadores/Aparelho invisível: As moldeiras como o aparelho Invisalign são muito discretas (transparentes). Feitas de acetato ou silicone, é um dos tratamentos menos invasivos e é mais confortável para o paciente.

7. Quais exames são necessários fazer antes de colocar aparelho ortodôntico?

Antes de colocar o aparelho ortodôntico indicado para o seu caso, o ortodontista solicita exames como fotografias da face (de vários ângulos) e raio-x. Além disso, antes de começar o tratamento, é preciso verificar se há cáries ou outros problemas bucais, pois esses problemas devem ser tratados antes do tratamento ortodôntico.

Agora que você já conheceu (e se tranquilizou) as 7 coisas que você deve saber antes de colocar aparelho ortodôntico leia também: 6 sinais de que você precisa colocar aparelho ortodôntico.

Vantagens de fazer o tratamento na Barini Ortodontia

Salientamos que o tratamento ortodôntico não é só uma questão de estética, e sim um tratamento de saúde. Por isso, embora alguns desconfortos possam estar presentes o resultado final compensa muito — a melhora da autoestima do paciente, sua saúde e qualidade de vida melhoram consideravelmente.

Entre em contato com a Barini Ortodontia e agende uma avaliação! Estamos sempre prontos para esclarecer outras dúvidas que você ainda possa ter, diagnosticar e tratar seus possíveis problemas de saúde bucal. Nossos tratamentos ortodônticos são específicos e personalizados para cada caso, clique no botão do lado direito e agende sua avaliação!

 

Dr. Pedro Barini

Dr. Pedro Barini
Ortodontia
CRO-GO 3286

Comentários 1

Add Comment
  • Avatar

    Olá aqui é a Maria Camargo, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

Open chat
Agende Sua Consulta